Estudo ProvMed 2030

 

O estudo "PROVMED 2030 - Desenvolvimento e aplicação de modelos dinâmicos para análises de provisão e necessidades de médicos e de especialistas no Brasil" é um projeto em curso do Grupo de Estudos de Demografia Médica (GEDM) do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP.

A sua implementação foi formalizada no dia 22 de janeiro de 2020, com a assinatura de uma Carta-Acordo entre Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), Ministério da Saúde e Faculdade de Medicina da USP e a Fundação Faculdade de Medicina (FFM).

Com duração inicial de 24 meses, o projeto PROVMED 2030 irá estudar e avaliar aspectos atuais relacionados à força de trabalho médico no Brasil.

Para isso, serão desenvolvidos modelos de projeção aplicáveis periodicamente, bases de indicadores atualizáveis e publicações técnicas e científicas.

Busca-se, com o projeto, o aporte de conteúdos inéditos e evidências que possam ser referência para a criação de mecanismos institucionais de planejamento de recursos humanos em saúde no país.

O estudo PROVMED 2030, coordenado pelo Professor Mário Scheffer, do Departamento de Medicina Preventiva da FMUSP, inclui equipe de 12 pesquisadores, além da participação de alunos de pós-graduação, graduação  e iniciação científica.

 

Lançamento do ProvMed 2030

 

Veja um pouco sobre a repercussão do lançamento do estudo ProvMed 2030: