Confira a participação da equipe do GeoInfraUSP no 6° Congresso Brasileiro de Túneis

O evento reuniu pessoas e organizações especialistas no setor de Túneis

Entre os dias 10 e 12 de março, aconteceu no espaço Frei Caneca o 6° Congresso Brasileiro de Túneis e Estruturas Subterrâneas (CBT). Com ênfase no desenvolvimento e sustentabilidade, o congresso contou com a participação de engenheiros, pesquisadores e empresas líderes na área — o que permite não só o networking como também a troca de conhecimentos. Entre apresentações de trabalhos, mesas redondas e seções técnicas, a equipe do GeoInfraUSP se destacou no evento.

Leandro de Assis e Bernardo Lopes Poncetti foram coautores de artigos apresentados no CBT e concordam que, dentre os acontecimentos do Congresso, a mesa redonda Digitalização e Inteligência Artificial no Domínio de Túneis foi um dos mais marcantes. A mesa foi moderada pelo professor Marcos Massao Futai e contou com Dianelys da Vega Ruiz, pesquisadora do GeoInfraUSP, entre os debatedores. “Os temas que eles abordaram foi uma coisa que teve muita aderência ao nosso projeto, o Túnel 4.0. Ela até instigou bastante a plateia no sentido da participação e daquela curiosidade de como é que isso vai ser implementado dentro do âmbito da engenharia”, comenta Leandro. 

A mesa redonda “Digitalização e Inteligência Artificial no Domínio de Túneis” debateu as transformações da indústria 5.0 no campo da engenharia de túneis

[Foto: Alex Deitos/Organização do 6º Congresso Brasileiro de Túneis]

“O evento mostrou a necessidade de evoluir e trouxe muita solução já da indústria 5.0 — que seria o homem atuando junto com a inteligência artificial — e mostrou que estamos atrasados, porque toda a indústria ainda está aderida à indústria 4.0”, complementa Bernardo. “Por isso que aquela mesa redonda é importante: para tentar trazer mais avanço e acelerar a imersão da nossa área nesses avanços mais recentes”, finaliza.

Lucas Bellini, que apresentou trabalhos e participou de um curso pré-evento, também destaca a importância dessa mesa, mas comenta que outro ponto interessante do evento é a possibilidade de fazer novos contatos com pessoas e empresas que se destacam na área. “São pessoas que têm contribuições a nível internacional, então vale destacar a presença delas lá porque isso dá a envergadura ao evento”, reflete Leandro.

Os jovens organizaram uma mesa redonda com a participação do professor Massao sobre a parceria entre Universidade e Empresa. Além de mostrar casos de sucesso que contribuíram para soluções práticas para resolução de problemas, ficou claro as oportunidades aos pós-graduandos que se integram a grupos de pesquisas consolidados para realizar suas pesquisas.

Posts recentes