Linhas de Pesquisa

O GeoInfraUSP é um grupo de pesquisa em Engenharia Geotécnica aplicada em Obras de Infraestrutura. Estabilidade de Taludes, Túneis, Barragens, Aterros sobre solos moles, fundações especiais de pontes e torres eólicas, solo reforçado com geossintéticos são alguns exemplos de obras de infraestruturas que são estudados por meio de inspeções, monitoramento, modelagem computacional, análise de risco, ferramentas da transformação digital e da indústria 4.0.

O GeoInfra USP se dedica ao desenvolvimento de soluções inovadoras para inspeção, monitoramento e avaliação da integridade estrutural de túneis, com ênfase na criação de gêmeos digitais. Nossa pesquisa envolve o uso de drones autônomos equipados com inteligência artificial para realizar inspeções detalhadas e identificar patologias. Aplicamos ensaios não destrutivos para a caracterização geométrica e diagnóstico de danos, além de desenvolver modelos de simulação em elementos finitos e redes de fraturas. Trabalhamos na parametrização de modelos digitais, permitindo a atualização contínua das propriedades das estruturas. 

Nosso foco também está no desenvolvimento de sistemas avançados de monitoramento, baseados em sensores estáticos, microssísmicos, dinâmicos e fibras ópticas, que acompanham em tempo real a integridade das estruturas. As pesquisas incluem, ainda, o uso de inteligência artificial para detectar alterações nas respostas estruturais e possibilitar a detecção precoce de danos. Além disso, trabalhamos na integração dos dados coletados em campo ao gêmeo digital, garantindo um acompanhamento em tempo real, com informações atualizadas sobre a espessura do concreto e as condições das estruturas.

O GeoInfraUSP dentro de suas atribuições se dedica a pesquisas na área de Taludes e Encostas Naturais. As pesquisas neste âmbito abordam temas importantes  como os efeitos da infiltração de água e eventos climáticos extremos na estabilidade de taludes, caracterização de solos não saturados e mapeamentos de susceptibilidade a deslizamentos de terra atrelados a tecnologias de imageamento por radares atmosféricos e drones. 

Além desses temas centrais, o laboratório tem capacidade para desenvolver projetos inovadores em diversas áreas correlatas. Isso inclui modelagem numérica avançada, instrumentação e monitoramento com utilização de fibra óptica e tecnologia de baixo custo, aplicação de métodos geofísicos de investigação e utilização de machine learning e inteligência artificial voltados a aplicações para estabilidade de taludes. 

Essa abordagem multidisciplinar permite integrar tecnologias de ponta para compreender e mitigar riscos associados à estabilidade de encostas naturais e taludes antropizados, contribuindo significativamente para a segurança geotécnica.

A área de Fundações do grupo GeoInfraUSP é dedicada a estudos avançados que combinam tecnologia e inovação para solucionar desafios em fundações profundas. As pesquisas incluem o uso de fibra óptica para monitorar a integridade e o desempenho de estacas. O grupo também vem trabalhando com análise de dados a fim de avaliar modelos preditivos de capacidade de carga, calibrar fatores de resistências e utilizar técnicas exploratórias de machine learning e inteligência artificial. Outro destaque é a modelagem computacional da interação solo-estrutura em pontes e passarelas. Ensaios práticos em escalas reduzida e real, como provas de carga estática e dinâmicas, e técnicas não destrutivas para avaliar estacas existentes, também fazem parte do trabalho.