Livros e capítulos

1. LEGORE, A. C. A. ; ANDRADE, J. J. . O fracasso não é escolar. 1. ed. Curitiba-PR: Appris, 2021. v. 1. 197p .

2. ANDRADE, J. J.; FAVACHO, D. G. A. (Org.) . Mais que especial: por um ensino de ciências inclusivo e transformador.. 1. ed. Ribeirão Preto: Edição dos Autores, 2020. v. 1. 107p .

3. DUMONT, L. P. ; ANDRADE, J. J.  Processos de Significação no Ensino de Ciências: Contribuições da Perspectiva Histórico-Cultural. 1. ed. Curitiba: Appris, 2019. v. 1. 147p .

4.ANDRADE, J. J.; ABREU, D. G. (Org.) ; GASPARI, A. P. S. (Org.) . Experiências compartilhadas: diálogos sobre formação docente e ensino de ciências. 1. ed. Ribeirão Preto: Joana de Jesus de Andrade, Ana Paula Segantin Gaspari, Daniela Gonçalves de Abreu, 2018. v. 1. 132p .

 

Capítulos de livros publicados
1. ROSA, M. E. ; ANDRADE, J. J. . Estudo sobre as relações entre as funções psicológicas superiores e os processos de elaboração de conceitos científicos. In: Juliano Carlo Rufino de Freitas; Ladjane Pereira da Silva Rufino de Freitas. (Org.). A Diversidade de Debates na Pesquisa em Química. 1ed.Ponta Grossa: Atena, 2020, v. 1, p. 258-265.

 

2.ANDRADE, J. J.; LANCA, L. P. . Neurociências e educação: contribuições para o estudo do desenvolvimento humano no espaço escolar. In: Daniela Gonçalves de Abreu Favacho; Joana de Jesus de Andrade. (Org.). Mais que especial: por um ensino de ciências inclusivo e transformador.. 1ed.Ribeirão Preto: Edição dos autores, 2020, v. 1, p. 53-66.

3.ANDRADE, J. J.; FAVACHO, D. G. A. ; CUNHA, F. D. C. M. . Formação continuada e inclusão na escola regular: pontos de vista a partir do diálogo com professores. In: Daniela Gonçalves de Abreu Favacho; Joana de Jesus de Andrade. (Org.). Mais que especial: por um ensino de ciências inclusivo e transformador.. 1ed.Ribeirão Preto: Edição dos autores, 2020, v. 1, p. 93-102.

 

4.AFFONSO, H. C. ; GUIDORZI, M. V. ; OLIVEIRA, D. S. H. ; ANDRADE, J. J. ; ABREU, D. G. . Possibilidades de adaptação curricular no ensino de ciências para alunos com deficiência intelectual. In: JÉSSICA VERGER NARDELI. (Org.). Atividades de ensino e de pesquisa em química 4. 4ed.Ponta Grossa, PR: Atena, 2020, v. 1, p. 138-149.

 

5.FAVACHO, D. G. A. ; ANDRADE, J. J. . Centros de ciências como cenário para divulgação e educação científica e formação de professores – um cenário possível. In: Wender Faleiro, Simara Maria TavaresNunes, Márcia Pereira dos Santos. (Org.). Divulgação Científica das Ciências daNatureza e das Ciências Humanas. 1ed.Goiânia: Editora Kelps, 2020, v. 1, p. 103-126.

 

6.ANDRADE, J. J.; SCHINOR, E. C. ; VERTUAN, G. ; ABREU, D. G. . Legados da atuação do PIBID na escola básica: a revitalização de laboratórios de química e de ciências como mobilizadores das relações de ensino. In: Cláudia Valentina Assumpção Galian, Edna Maura Zuffi, Emerson de Pietri. (Org.). A formação de professores sob novos ângulos: o PIBID na Universidade de São Paulo. 1ed.São Paulo: FEUSP, 2019, v. 1, p. 229-238.

 

7.ABREU, D. G. ; REATO, L. R. ; CABRAL, R. A. ; ANDRADE, J. J. . Projetos, diálogos e transformações no ensino de ciências: protagonismo em foco!. In: Cláudia Valentina Assumpção Galian, Edna Maura Zuffi, Emerson de Pietri. (Org.). A formação de professores sob novos ângulos: o PIBID na Universidade de São Paulo. 1ed.São Paulo: FEUSP, 2019, v. 1, p. 60-69.
8.ROSA, M. E. ; LIMA, J. ; ANDRADE, J. J. . Motivos para aprender: diálogos com professores da educação básica. In: Solange Aparecida de Souza Monteiro. (Org.). ormação docente [recurso eletrônico] : princípios e fundamentos 4. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2019, v. 4, p. 292-304.

 

9. ANDRADE, J. J.; ABREU, D. G. . Para começo de conversa…. In: Joana de Jesus de Andrade; Ana Paula Segantin Gaspari; Daniela Gonçalves de Abreu. (Org.). Experiências compartilhadas: Diálogos sobre formação docente e ensino de ciências. 1ed.Ribeirão Preto: Joana de Jesus de Andrade, Ana Paula Segantin Gaspari, Daniela Gonçalves de Abreu, 2018, v. 1, p. 11-15.

 

10. ABREU, D. G. ; ANDRADE, J. J. . Reflexões sobre a formação docente em serviço. In: Joana de Jesus de Andrade; Ana Paula Segantin Gaspari; Daniela Gonçalves de Abreu. (Org.). Experiências compartilhadas: Diálogos sobre formação docente e ensino de ciências. 1ed.Ribeirão Preto: Joana de Jesus de Andrade, Ana Paula Segantin Gaspari, Daniela Gonçalves de Abreu, 2018, v. 1, p. 21-27.

 

11. ANDRADE, J. J.; ROSA, M. E. . Aspectos biopsicossociais da aprendizagem: linguagem e memória em foco. Experiências compartilhadas: Diálogos sobre formação docente e ensino de ciências. 1ed.Ribeirão Preto: Joana de Jesus de Andrade, Ana Paula Segantin Gaspari, Daniela Gonçalves de Abreu, 2018, v. 1, p. 37-42.

 

12. GASPARI, A. P. S. ; RODRIGUES, F. ; ANDRADE, J. J. . Proposta de ensino de modelos atômicos para alunos surdos. In: Joana de Jesus de Andrade; Ana Paula Segantin Gaspari; Daniela Gonçalves de Abreu. (Org.). Experiências compartilhadas: Diálogos sobre formação docente e ensino de ciências. 1ed.Ribeirão Preto: Joana de Jesus de Andrade, Ana Paula Segantin Gaspari, Daniela Gonçalves de Abreu, 2018, v. 1, p. 101-108.

 

13.ANDRADE, J. J.. Caminhos e semeaduras. In: Daniela Gonçalves de Abreu; Thiago de Souza Cavallini. (Org.). Olimpíada Regional de Química: uma década de mobilização escolar e contribuições par ao ensino de química. 1ed.: , 2012, v. , p. 142-144.
14.ANDRADE, J. J.. Sobre indícios e indicadores da produção de conhecimentos:relações de ensino e elaboração conceitual. In: SMOLKA, Ana Luiza Bustamante; NOGUEIRA, Ana Lúcia Horta. (Org.). Questões de desenvolvimento humano: práticas e sentidos.. 1ed.Campinas: Mercado das Letras, 2010, v. 1, p. 81-106.

 

15.ANDRADE, J. J.. Na linguagem química a produção de conhecimentos e a constituição de subjetividades no espaço escolar. In: Ana Santiago, Claudio Garcia, Leomar Tesche, Ruth Fricke. (Org.). Educação nas ciências – pesquisas discentes. 1ed.Ijuí: Unijuí, 2004, v. 1, p. 277-294.

 

16.ANDRADE, J. J.. Ciência, ensino e intersubjetividade. In: Claudio B. Garcia; Edirles Mattjes Backes; Luciane Veronese. (Org.). Linguagem, escrita e mundo 2. Ijuí: UNIJUÍ, 2002, v. 2, p. 123-132.