NeuEdu – Grupo de estudos e pesquisas em Neurociências e Educação NeuEdu – Grupo de estudos e pesquisas em Neurociências e Educação

Menu

Pular para o conteúdo
  • Começo de história
  • Membros
    • Ex-Membros
  • Produções
    • Paletras
    • Artigos
    • Livros e capítulos
  • Memória coletiva
    • I EPAHC
    • Galeria
  • Disciplinas oferecidas
    • Ensino de Pós-graduação
    • Ensino de Graduação
  • Parcerias
  • Contato
  • Projeto

54521810_10215758880619798_8046347837207740416_n

Publicado em 02/12/2020 em Membros atuaisResolução original (585 × 585)
← Anterior Próxima →

Lev Semionovich Vigotski

“A mais importante e a mais fundamental das leis que explicam a gênese, e para a qual nos conduz o estudo das funções mentais superiores,
poderia ser expressa assim: cada exemplo de conduta semiótica da criança era, anteriormente, uma forma de colaboração social e é por isso
que o comportamento semiótico, mesmo nos estágios mais avançados do desenvolvimento, permanece como um modo de funcionamento social. A história do desenvolvimento das funções mentais
aparece, pois, como a história do processo de transformação dos instrumentos do comportamento social em instrumentos de organização psicológica individual.” (Vigotski, 1982-1984, v. VI, p. 56).

Imagem: autoria de Joana de Jesus de Andrade

Alexander Romanovich Luria

“Por muitas décadas, os psicólogos estudaram o curso dos processos mentais: de percepção e de memória, de fala e de pensamento, da organização
de movimentos e das ações. Centenas de cursos foram preparados e milhares de livros publicados… mas as questões permanecem:
(…) quais são os mecanismos cerebrais nos quais esses processos se baseiam? São os processos gnósticos e as ações motivadas do
homem o resultado do funcionamento de todo o cérebro como uma entidade única, ou é o “cérebro em funcionamento” na verdade um sistema
funcional complexo, que abrange diferentes níveis e diferentes componentes, cada um dos quais oferece a sua contribuição própria para a
estrutura final da atividade mental? Quais são os mecanismos cerebrais
reais que estão na base da percepção e da memória, da fala e do pensamento, do movimento e da ação?” (Luria, 1981).

Imagem: autoria de Joana de Jesus de Andrade

© Produzido por USP Mídias Online - NeuEdu – Grupo de estudos e pesquisas em Neurociências e Educação