Temáticas Ger@ções

O projeto foi desenvolvido por meio de cinco temáticas representativas acerca do envelhecimento e da velhice. Para o programa destinado às crianças (Ger@Kids), foi utilizada uma linguagem mais acessível para a compreensão e interpretação do que se pretende explorar, como descrito a seguir.
Temática 1
Desenvolvimento e Envelhecimento Humano – Sou pequeno(a), mas vou crescer.
Objetivos: Compreender a vida como um processo contínuo.
Possíveis atividades:
1. Fases da Vida | Questões desafiadoras:
• Identificação das fases do ciclo de vida por meio da configuração familiar. Quem são os bebês, as crianças, os adolescentes, os adultos e os idosos da minha família (fotos e relatos das crianças).
• O que cada um faz ou gosta de fazer… (descrever as atividades, profissões…)
• Quem sou eu neste processo… (em qual fase estou…, do que eu gosto…, sou parecido com quem…, quero ser igual à…)
2. Como e por que envelhecemos | Questões desafiadoras:
• Por um tempo, envelhecer é ótimo para nós: ele nos deixa mais fortes, rápidos, maiores, mais inteligentes, etc. No entanto, em algum ponto de sua vida, isso se reverte e o envelhecimento faz com que nossos corpos mudem. Mudam como? (vídeos, programa de progressão de imagem).
• A lagosta, ao contrário de nós, frágeis seres humanos, fica cada vez maior e mais forte conforme envelhece. Por que isso acontece? Porque os cromossomos da lagosta não mudam. Eles têm telômeros mais compridos e que não encurtam. Por isso, a lagosta só morre quando é comida por outro animal, tipo o homem.
Áreas do conhecimento/possibilidades inter e transdisciplinaridade: o conteúdo e as atividades propostas apresentam interfases com a biologia, gerontologia, educação, psicologia, artes, ciências da computação e comunicação social.
Produto – Unidade de conhecimento: 1. Confecção de painéis; 2. Produção de vídeo; 3. Cartilha…
Temática 2
Longevidade e heterogeneidade da velhice – Tem muita gente grande e diferente no mundo.
Objetivos: Compreender as mudanças demográficas e a diversidade da velhice
Possíveis atividades:
1. O mundo está ficando velho
| Questões desafiadoras…
• Faz algum tempo que estão nascendo menos bebês e que os adultos estão vivendo mais tempo (pirâmide etária). Quantos bebês você conhece? Quantas pessoas idosas você conhece? (levantamento do número de crianças e idosos na comunidade). (mapear a cidade de São Paulo… quais bairros tem mais crianças e em quais tem mais pessoas idosas…).
• Onde tem mais velhos no mundo… quais são os países, onde ficam no mapa? (Portugal, Inglaterra).
2. Quem é o velho de hoje? … características da velhice inicial e da avançada
| Questões desafiadoras…
• Os idosos são diferentes uns dos outros, assim como as crianças, os adolescentes, os adultos são também são diferentes um dos outros… (produção de painel com diferentes imagens…).
• Quem são os velhos que você conhece… Como eles são… Quantos anos eles tem… O que eles fazem ou sabem fazer… Você gosta ou não deles… Por quê… (representar e desenhar os velhos que você conhece… como falam, andam, se vestem…).
• Existem idosos que fazem um monte coisas que você também faz, sabia?… São muito ativos, tem boa saúde, estudam, praticam esportes de todos os tipos… (depoimento de idosos ativos, vídeo).
• Existem outros idosos que fazem menos coisas… estão mais cansados, mais doentes, mais confusos, precisam de cuidado dos outros… (tecnologia assistiva, educação e demência).
• (situações do cotidiano construídas com o grupo de teatro da UnATI).
• Análise de filmes e livros infantis que trazem diferentes formas de viver a velhice.
Áreas do conhecimento – possibilidades inter e transdisciplinaridade: o conteúdo e as atividades propostas apresentam interfases com a biologia, gerontologia, psicologia, saúde, educação, artes, geociências, ciências da atividade física, neuropsicologia, neurociências, gerontecnologia/tecnologia assistiva, ciências da computação, comunicação social.
Produto – Unidade de conhecimento: 1. Pirâmide etária; 1. Painel; 2. Produção de um ou dois livros de história com idosos como personagem central.
Temática 3
Coeducação e solidariedade entre gerações – Podemos fazer muitas coisas legais juntos.
Objetivos: Promover aprendizagem mútua entre diferentes gerações
Possíveis atividades:
1. O que eu sei que você não sabe…
| Questões desafiadoras…
• O que podemos ensinar aos idosos? Coisas novas e diferentes… (app jogos smartphones;
2. O que você sabe que eu não sei…
| Questões desafiadoras…
• O que os idosos podem nos ensinar? Coisas que eu fazia quando eu era criança como você…
• Coisas que não existem mais… (construir brinquedos).
• (Contação de histórias reais – pessoais, da cidade…).
3. Juntos, a gente aprende e se entende…
| Questões desafiadoras…
• Quando nos conhecemos descobrimos que é possível fazer muitas coisas juntos… (ginástica, teatro, vídeo de entrevistas, passeio ou ação solidária, troca de cartas, teatro de bonecos, soltar pipa, jogar videogame).
Áreas do conhecimento – possibilidades inter e transdisciplinaridade: o conteúdo e as atividades propostas apresentam interfases com a gerontologia, educação, artes, psicologia, saúde, ciências da atividade física, comunicação social.
Produto – Unidade de conhecimento: 1. Brinquedos (pipa, bonecas); Painel de Cartas; Painel de histórias.
Temática 4
Envelhecimento Ativo – Quando for velho(a) eu serei…
Objetivos: Refletir sobre o próprio processo de envelhecimento
Possíveis atividades:
1. O que farei para envelhecer bem?
| Questões desafiadoras…
• Construção de um projeto de vida (teatro, produção de texto, vídeo)
2. Eu hoje, eu quando ficar idoso (desenhos)
| Questões desafiadoras…
Áreas do conhecimento – possibilidades inter e transdisciplinaridade: o conteúdo e as atividades propostas apresentam interfases com a biologia, gerontologia, educação, artes, psicologia, saúde, ciências da atividade física, neuropsicologia, neurociências, ciências da computação.
Produto – Unidade de conhecimento: 2. Vídeo; 2. Painel: Desenhos a partir do tema “Eu hoje; eu quando ficar idoso”.