Projeto Ger@ções

menina com avós e mãe ao fundo
Foto de Askar Abayev no Pexels

Um pouco da história…

No ano de 2018, a Pró-Reitoria de Graduação (PRG) da Universidade de São Paulo, lançou o Programa Aprender na Comunidade para “apoiar projetos dirigidos ao ensino de graduação na Comunidade (atividades extramuros) que promovessem interação entre áreas do conhecimento e que permitissem a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade no processo de construção do conhecimento”.

Em função do lançamento do Programa Aprender na Comunidade, foi criado o Projeto Ger@ções.

O Projeto Ger@ções apresenta como principal missão educar escolares da Educação Básica sobre o processo de envelhecimento e sobre a velhice.

Esse conhecimento poderá promover atitudes respeitosas em relação aos idosos, propiciar situações de busca para se colocar no lugar do outro e criar oportunidades na escola para refletir sobre os preconceitos quanto à velhice e ao envelhecimento; contribuir para a constituição de um verdadeiro cidadão crítico, ciente de seus deveres e direitos e, também, para a construção de uma sociedade mais justa e mais plural.

Informar sobre o processo de envelhecimento, em longo prazo, poderá propiciar a aquisição de hábitos mais saudáveis de vida, tais como alimentação saudável, prática regular de exercícios físicos – atitudes que poderão influenciar positivamente o processo de envelhecimento pessoal. 

Adicionalmente, pretende formar profissionais de nível superior com habilidades e competências específicas para atuação no campo da educação gerontológica.

A necessidade de se formar profissionais de nível superior com habilidades e competências específicas para atuação nos campos da educação gerontológica é absolutamente urgente. O diálogo entre a gerontologia e a educação, e a interação entre a comunidade e a universidade, se impõe. 

Após a apreciação, avaliação e aprovação da PRG USP, o Projeto Ger@ções iniciou as suas atividades, no ano de 2019, na Escola Estadual República do Uruguai, distrito de Engenheiro Goulart, São Paulo, capital.

Os principais motivos de escolha foram a localização (próxima à EACH USP, uma estação CPTM anterior) e o absoluto interesse da Direção, coordenação pedagógica, grêmio de alunos, em acolherem o Projeto Ger@ções.

 

Ano | 2019 | Edital 01/2018:

Foram realizadas cinco visitas de orientação técnica na EE República do Uruguai, com os objetivos de reconhecer os espaços destinados as atividades e de elaborar, em conjunto com a diretoria e a coordenação pedagógica da Escola, o cronograma a ser desenvolvido.

Nessas visitas também foi possível apresentar a proposta aos professores e funcionários, para melhor envolvimento de todos os participantes. 

A equipe de trabalho foi constituída pela coordenadora do Projeto Ger@ções, professora Meire Cachioni, professores associados, estudantes do bacharelado em gerontologia, matriculados na disciplina ACH3098 Educação para o Envelhecimento (40) e do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia (02), por estudantes bolsistas (Programa Unificado de Bolsas USP) (06), pelos bolsistas do Programa Aprender na Comunidade (03) e por estudantes idosos da USP60+ EACH (10). 

As temáticas do Projeto foram desenvolvidas em quatro salas de aula do sexto ano (6ª A, B, C, D), totalizando-se 160 estudantes.

As atividades desenvolveram-se por meio de Metodologias Ativas. Durante o Projeto foi criada uma cultura solidária, promovendo trocas de conhecimento entre professores (universidade e escola parceira), alunos de graduação e pós-graduação dos mais diversos cursos da EACH.

A transdisciplinaridade esteve presente, sem destaque para uma única área do saber; tão pouco, posição hierárquica verticalizada entre os participantes.

Resultados e Impactos

Vinte e quatro ações/atividades foram divididas em: reconhecimento do bairro; visitas técnicas à instituição parceira e da comunidade, execução e imersão do projeto em suas quatro vertentes – alunos graduandos e pós-graduandos, alunos do ensino fundamental II, professores, comunidade.

  • Alunos da graduação | Puderam conceber a gerontologia para além dos campos de atuação tradicionalmente conhecidos e promover ações, a partir de conhecimentos que a própria educação básica já oferece; foram estimulados a pensar criticamente a respeito das temáticas trabalhadas, planejando ações em conjunto com os alunos da USP60+ EACH;
  • Alunos de pós-graduação | Desenvolveram habilidades de orientação nas atividades de ensino e pesquisa e, também, na execução de atividades com a comunidade;
  • Alunos 6º anos Ensino Fundamental II | Tornaram-se ativos frente à construção do conhecimento; tiveram contato com estudantes da EACH da graduação e da USP60+, puderam esclarecer dúvidas a respeito das etapas do ensino, dos sonhos que têm e, assim, começar a planejar seus projetos de vida.
    A construção do conhecimento sobre envelhecimento e velhice, ocorreu a partir da vivência de experiências significativas; pela aprendizagem por descoberta; pelo estímulo de habilidades cognitivas para a elaboração de pensamentos plurais e sistêmicos.
  • Professores | Reconheceram a importância da educação para o envelhecimento nas escolas; perceberam que as Metodologias Ativas estão muito mais relacionadas à postura do professor/educador na condução da aula e das atividades, do que com a disponibilidade de recursos da escola.

 

Ano | 2020 

Em função do período isolamento social, ocasionado pela Pandemia Covid-19, iniciado no mês de março, parte das ações previstas foram canceladas e outras modificadas.

No entanto, o Projeto Ger@ções seguiu com o trabalho permanente de toda equipe. 

Foram realizadas nos meses de março a agosto, reuniões virtuais para discussão sobre quais atividades poderiam ser desenvolvidas virtualmente e análise de seus respectivos resultados. Quatro ações foram propostas e desenvolvidas, conforme segue:

1. Alunos de graduação e pós-graduação 

Os alunos realizaram cursos a respeito das temáticas: metodologias ativas, desenvolvimento de websites, ferramentas de educação à distância, para se adaptarem ao cenário atual de atividades remotas.

A partir destas iniciativas, planejaram ações para impulsionar as Redes Sociais, em número de seguidores e engajamento das publicações.

Destaca-se a realização de sorteio de livros – doados por autores da área do envelhecimento – que conquistou 400 seguidores para a página.

2. Memórias do Projeto Ger@ções

Doze idosos do Programa USP60+ EACH, que participaram das ações na EACH e na EE República do Uruguai, realizaram um diálogo virtual intitulado “minha contribuição, meu aprendizado… e o Projeto Ger@ções”.

Relataram a satisfação em participar do Projeto Ger@ções, o aprendizado e o importante exercício em lidar com gerações diferentes, uma vez que alguns não têm netos, residem distante ou já são adultos.

Para os idosos, as intervenções foram transformadoras, tanto para eles quanto para as crianças da escola.

3. Comunidade EE República do Uruguai

Foi possível localizar, por meio das mídias digitais, um grupo de ex-alunos da EE República do Uruguai que aceitaram iniciar uma conversa virtual sobre suas histórias e memórias dos tempos escolares.

O contato ocorreu a partir da intermediação da Direção da EE. Os ex-alunos criaram um grupo no Facebook e se comunicam com postagem de fotos e comentários sobre a época em que estudaram na EE República do Uruguai. Foi possível entrevistar seis ex-alunos com faixa etária dos 52 aos 92 anos de idade.

Além do resgate da história pessoal de cada um, conseguiu-se traçar um panorama sobre o histórico da escola, que não possui nenhum tipo de registro oficial. Os seis ex-alunos manifestaram o interesse de um encontro presencial na EE República do Uruguai em 2021. 

4. Organização de Blog e Lives 

Durante todo o período do isolamento social (Pandemia Covid-19) foi mantido contato com a Direção da EE que demonstrou a ter necessidade de muito apoio para estabelecer comunicação frequente com professores e alunos.

A equipe do Projeto Ger@ções organizou um blog com conteúdos de apresentação da escola e suas demandas de aulas à distância em função do fechamento da escola.

Lives foram realizadas para que os professores expusessem em suas dificuldades e encontrassem caminhos para efetivar a comunicação virtual com os alunos e seus familiares. 

5. Conversa virtual com os professores

Foi realizado um levantamento de disponibilidade de horários e dias dos professores da E.E. República do Uruguai, para a realização de uma live.

O objetivo deste encontro foi propiciar um espaço para que a equipe escolar pudesse refletir e encontrar, coletivamente, diferentes formas de promover a melhoria da convivência digital em tempos de Pandemia. 

Os professores relataram sobrecarga de trabalho, além de dificuldades na adaptação com ferramentas de ambientes virtuais de aprendizagem.

Um dos caminhos apontados neste encontro foi a promoção do autocuidado, conciliando o trabalho com a vida particular, além de dispor momentos para o lazer.

6. Podcast Saudade dos Avós

Ação de grande abrangência e visibilidade oriunda do projeto de pós-doutorado “Educação e diversidade etária: a importância de ler o mundo que envelhece”, vinculado ao Projeto Ger@ções.

O podcast foi elaborado pela integrante da equipe, Profa. Dra. Mônica de Ávila Todaro (UFSJ) e supervisionado pela Profa. Dra. Meire Cachioni. 

O podcast Saudade dos avós foi criado como uma alternativa à impossibilidade de narrar histórias presencialmente, por conta da Pandemia da Covid-19 e de suas implicações, como o isolamento social.

O uso da tecnologia foi constituído como um elemento articulador entre educação, gerontologia e literatura infantil. O objetivo, ao criar o podcast, foi o de propiciar um espaço de partilha de livros infantis cujos títulos traziam as palavras: avô, avó, avôs e avós.

As histórias (34) foram selecionadas a partir do pressuposto gerontológico da importância de compreender a heterogeneidade da velhice e do princípio de uma educação comprometida com a solidariedade e a amorosidade numa dimensão ética e empática.

 

Ano | 2021 | Edital 02/2020-21

Em função da continuidade das restrições impostas pela Pandemia Covid-19, a segunda etapa do Projeto Ger@ções, manteve-se virtualmente.

As atividades foram desenvolvidas pelos graduandos do curso de bacharelado em gerontologia matriculados na disciplina ACH3098 Educação para o Envelhecimento. Os conteúdos da disciplina serviram como base para o aprimoramento das ações do Projeto, especialmente os conteúdos referentes as cinco temáticas apresentadas, acrescida da temática seis (6. Velhice em tempos de Pandemia Covid-19 – A culpa não é dos idosos. Projeto: Somos todos vulneráveis).  

O cronograma estabelecido na disciplina incluiu a apresentação dos trabalhos desenvolvidos na EE República do Uruguai durante os anos de 2019-2020; estudo e introdução imersiva nas metodologias ativas de aprendizagem para que os graduandos, após conhecerem cada um dos objetivos das seis temáticas, pudessem criar e desenvolver estratégias de ensino e aprendizagem ativas. 

Durante 15 semanas a sala virtual foi dividida em sete grupos que seguiu o seguinte roteiro: 1. Aproximação teórica de cada temática, 2. Organização de plano de ação para desenvolvimento de cada temática, utilizando-se metodologias ativas, 3. Apresentação prévia do plano de ação e metodologia a ser utilizada para apreciação de toda a sala, 4. Elaboração e apresentação dos conteúdos pertinentes a cada temática.

Para cada temática os graduandos escolheram as metodologias que pudessem oferecer maior aproximação e compreensão do conteúdo.

Além das atividades desenvolvidas na disciplina ACH3098 Educação para o Envelhecimento, três novas ações virtuais foram criadas com o objetivo de levar conteúdos sobre o envelhecimento humano para a população em geral. 

1. Criação do Portal Gerações com conteúdo múltiplo 

O Portal Gerações permite o compartilhamento de informações e orientações sobre desenvolvimento de atividades em Educação para o Envelhecimento.  Todas as atividades realizadas desde o início do Projeto Ger@ções estão documentadas no Portal.

2. Podcast Saudade dos Avós

https://anchor.fm/saudadedosavos | Temporada 2: Ciência com história

Em sua segunda temporada, o podcast Saudade dos Avós recebeu o subtítulo “Ciência com histórias”. No novo formato, a equipe do Projeto Ger@ções, conversou com pesquisadores das áreas de Educação e de Gerontologia, para a partir das histórias já disponíveis nos episódios da primeira temporada, analisarem os aspectos científicos que tais histórias trazem em seus conteúdos. 

Professora Meire Cachioni

Profª Meire Cachioni


PROFESSORA ASSOCIADA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Idealizadora e coordenadora do Projeto Ger@ções