Eunice Almeida da Silva
Possui graduação em Enfermagem, mestrado em Ciências Sociais, doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da USP, pós-doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Atualmente é professor doutor 2 do curso de graduação em Obstetrícia e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Líder do Grupo Internacional e Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Formação de Profissionais para área da Saúde (GIEPS). Coordenadora do Observatório de atividades educativas para profissionais dos sistemas públicos de saúde-SP-Brasil. Membro da International Network for Health Workforce Education. Bolsista do Programa ‘Movilidad Profesorado’ da Fundación Carolina-Espanha, 2020-2021.
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Régia Cristina Oliveira
Possui Graduação em Ciências Sociais (1998) pela Universidade de São Paulo -USP, Mestrado em Sociologia (2002) pela Universidade de São Paulo -USP, Doutorado em Sociologia (2006) pela Universidade de São Paulo – USP; Pós doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de São Paulo (2010) – Unifesp; Pós doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Líder do grupo de Pesquisa (CNPq) Juventude e Sociedade. Tem experiência na área de Sociologia e Antropologia, com ênfase em Teoria Sociológica, Sociologia da Juventude; Sociologia do Trabalho; Sociologia e Antropologia do Corpo. Atua, principalmente, nos seguintes temas: juventude, adolescência, infância e ciclos de vida; corpo e emoção; corpo, saúde e doença. Atualmente é docente da Escola de Artes, Ciências e Humanidades, EACH/USP, atuando na graduação e no Programa de Pós graduação em Estudos Culturais.
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Luiz Silveira Menna Barreto
Docente do departamento de Fisiologia e Biofísica do Instituto de Ciências Biomédicas da USP entre 1980 e 2005, e desde 2005 docente da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP. Mestre e doutor em Ciências (Fisiologia Humana) pela Universidade de São Paulo em 1981, com Pós-Doutorado na Université de Franche-Comté, França em 1987. Livre-Docente pela Universidade de São Paulo em novembro de 2008 e Titular em 2009. Atua na grande área de Neurociências e Comportamento e na área específica de Cronobiologia. Orientador credenciado nos programas K”Neurociências e Comportamento”(I.Psicologia/USP) e : Estudos Culturais (EACH/USP). Atualmente é professor aposentado atuando na categoria “Sênior” na EACH/USP a partir de 2017. Em seu currículo lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: CRONOBIOLOGIA, CICLO VIGILIA/SONO, ADOLESCENTES, SONO, HUMANO, RITMO BIOLOGICO, ATIVIDADE LOCOMOTORA, CIRCADIANO, RITMO CIRCADIANO, ENSINO DE NEUROCIÊNCIAS E FILOSOFIA DA CIÊNCIA. Bolsista de produtividade do CNPq de 2003 a 2006 (1D) e de 2006 a 2009 (1C) e de 2011 a 2015 (1D). Desde 2017 professor aposentado atuando como Professor Sênior na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo
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Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1989), Mestrado e Doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (1999 – 1995). Desenvolveu pós-doutorado na EACH-USP sobre o conceito de Cultura em Antonio Gramsci, Raymond Williams e Antonio Candido (2017-2019). Tem experiência na área de Letras e Educação, com ênfase em Teoria Literária e Currículo, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria literária, modernismo brasileiro, literatura brasileira, literatura comparada, formação do leitor literário, currículo.
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Atualmente sou Professora Doutora do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio/Itu e Pesquisadora de Pós-Doutorado da Universidade Estadual de Campinas. Sou mulher, mãe de dois filhos, esposa e Enfermeira. Concluí Doutorado em Ciências da Saúde com ênfase em saúde perinatal em 2021 pelo Programa de Pós-Graduação em Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (FCM UNICAMP/Campinas). Neste mesmo ano conclui a Especialização em Enfermagem Obstétrica pelo Centro Universitário São Camilo (São Paulo). Realizei Mobilidade para Doutorado Sanduíche e estive de novembro de 2018 a maio de 2019 como investigadora colaboradora na Universidade de Évora (UEVORA/Portugal). Conclui o Mestrado em Ciências da Saúde em 2017 pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas (FEnf UNICAMP/Campinas). Em 2009 finalizei a Especialização em Terapia Intensiva pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês (IEPHSL/São Paulo). Concluí a graduação em Enfermagem, bacharelado e licenciatura, em 2008 pelo Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP/ Itu). Membro da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiras Obstetras (ABENFO), pesquisadora do grupo de Pesquisa de Saúde Reprodutiva e Hábitos Saudáveis (SARHAS) do Departamento de Obstetrícia do Hospital da Mulher (CAISM/UNICAMP), participante do Núcleo de Pesquisa e Estudos Qualitativos em Saúde (NUPEQS) da Faculdade de Enfermagem/UNICAMP e atuo como parecerista ad hoc Hoc dos periódicos: BMJ Open, BMC Women?s Health e BMC Pregnancy and Childbirth. Minha experiência profissional inclui: Assistência em terapia intensiva na rede privada e atenção primária na rede pública de saúde, supervisão hospitalar na rede privada, Docência no ensino universitário e técnico em enfermagem, Pesquisa com métodos qualitativos e quantitativos. Áreas de Interesse: Saúde da Mulher; Metodologia de Ensino, Metodologia de Pesquisa; Políticas Públicas de Saúde. Áreas de Atuação: Atenção Primária, Ensino e Pesquisa; Periparto, Terapia Intensiva. Contato: rodrigues-larissa@uol.com.br
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Joyce da Costa Silveira de Camargo
Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de São Carlos (1997), mestrado em enfermagem – Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (2007) e doutorado no Programa Doutoral em Ciências de Enfermagem – Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (2019). Atualmente é especialista em laboratório no curso de Obstetrícia na Escola de Artes, Ciências e Humanidades – Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Obstetrícia, atuando principalmente nos seguintes temas: parto aquático, parto natural, parto humanizado, parteira e enfermagem obstétrica.
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Fátima Madalena de Campos Lico
Psicóloga, doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo – FSP/USP (2009) – Área de Concentração: Serviços de Saúde Pública – Linha de pesquisa Promoção da Saúde. É mestre em Psicologia Social, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP (1999).Especialista em Saúde Pública – com ênfase em Políticas, Planejamento, Organização e Gerenciamento em Saúde, pela FSP/USP (1997). Especialista em Saúde do Trabalhador e Ecologia Ecologia Humana – ENSP/FIOCRUZ (2016).Possui ainda especialização em Psicologia Social e Psicologia Organizacional. Pesquisadora do Centro de Estudos, Pesquisa e Documentação em Cidades Saudáveis – Centro Colaborador da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde. É parecerista Ad Hoc da Revista Epidemiologia e Serviços de Saúde da Secretaria de Vigilância em Saúde/Ministério da Saúde. Psicóloga da Secretaria Municipal da Saúde da Cidade de São Paulo – Centro de Desenvolvimento, Ensino e Pesquisa em Saúde. Atua nas áreas de formação, educação permanente, violência, promoção da saúde, cidades saudáveis, saúde do trabalhador, infância e juventude. Coordena projetos nas áreas de Violência e Redes de Proteção, Saúde do Trabalhador, Promoção e Vigilância em Saúde, Tabagismo e Atenção à Saúde da Pessoa Idosa
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É Psicóloga Clínica e Social, docente/supervisora e escritora. É especialista em Psiquiatria e Competências Transculturais pela Sorbonne Paris Cité – Paris V – Faculté de Médecine Paris-Descartes e especialista em Sócio Psicologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). É mestre e doutora em Psicologia Social pela PUC-SP. Atua em questões relacionadas a Saúde Mental, Multiculturalismo, Transculturalidade,Políticas Públicas, Direitos Humanos e Sociais, Formação Superior, Ensino Superior, Imigração e Refúgio, voltado para grupos institucionais, terapêuticos, pedagógicos e familiares. Atuou como Psicóloga nas Varas da Infância, Conselho Tutelar e Saúde Pública no Brasil. Atuou como Psicóloga da Assistance Publique des Hopitaux de Paris (APHP) – França. Atuou como gestora em saúde mental em Organização Internacional de assistência humanitária no eixo França- África. Coordena e elabora projetos sociais, com experiência em Organização Multinacional em agência das Nações Unidas no Brasil. Presta consultoria e assessoria Clínico- Institucional e Psicossocial para ONGs, serviço público e privado. Supervisiona estágios e projetos integradores, é autora de material didático em cursos de Graduação, Pós-graduação e extensão universitária. É responsável pelo Núcleo de Apoio Temático em Psicologia Geral e Pesquisa e do TCC e Pesquisa do curso de graduação em Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
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Nivaldo Carneiro Junior
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (1986), graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1985), mestrado em Medicina (Medicina Preventiva) pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Medicina (Medicina Preventiva) pela Universidade de São Paulo (2002). Pós-Doutorado pela Faculdade de Medicina de Barcelona (2010) e Universidade Católica de Santos (2011). Nivaldo carneiro Junior
Atualmente é professor associado do Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC e professor adjunto da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Atua na área de Saúde Coletiva – Política, Planejamento e Gestão na Saúde, principalmente nos seguintes temas: atenção primária à saúde, políticas públicas equânimes, exclusão social e iniquidades em saúde, imigração e saúde, metropolização e saúde, modelos de gestão em saúde.
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Kelly Cristina Máxima Pereira Venâncio
Enfermeira egressa da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (2006). Graduada em Licenciatura em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (2008). Mestre em ciências pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (2012). Doutora em Ciências pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (2022). Trabalhou como enfermeira de saúde coletiva na Divisão de Promoção Social da Superintendência de Assistência Social (SAS) da Universidade de São Paulo (2008 -2012). Atualmente trabalha junto ao Curso de Obstetrícia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP) como especialista de laboratório, acompanhando estágio de pré-natal, pronto atendimento obstétrico, atenção materno-infantil em alojamento conjunto e administração hospitalar. Docente de Pós-Graduação de Enfermagem Obstétrica e Ginecológica na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).
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Luciene Rodrigues Barbosa
Doutoranda em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Mestre em Enfermagem pela Universidade Guarulhos (UnG). Especialista em Enfermagem Obstétrica pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Especialização em Saúde Coletiva com Ênfase em Programa Estratégia da Família pela Faculdade Literatus. Possui vivencia prática como Enfermeira Assistência em Centro Obstétrica e maternidade, Supervisora e Coordenadora de Enfermagem. Na docência na Coordenadora do Curso de Enfermagem, Tutora EAD na UNIFESP. Atualmente é Enfermaria Obstetra em hospital privado em MG. Membro do Grupo de pesquisa Práticas e Educação Baseadas em Evidência (GEPEBE) da Escola Paulista de Enfermagem – UNIFESP. Produção científica com destaque nos seguintes temas: Competência Gerenciais, Estratégias de Ensino, Mapeamento Conceitual, Saúde da Mulher e Saúde Coletiva.
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Ludmila Machado
Graduada em Obstetrícia pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universade de São Paulo (EACH-USP). Mestranda em Estudos Culturais também pela Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Tem interesse de pesquisa em Educação Permanente, Saúde da Mulher e Saúde da Mulher Imigrante.
Função: Organização dos ICs
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Estudante do curso de graduação de Obstetrícia da EACH-USP.
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Estudante do curso de graduação de Obstetrícia da EACH-USP.
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Gabriela Andrade Silva
Graduada em Obstetrícia pela Universidade de São Paulo. Mestranda em Saúde Pública e Desenvolvimento no Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa.
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Helena de Macedo Lacerda Ferreira
Estudante, dedicada à sua formação em Obstetrícia desde 2022. Anteriormente, iniciou uma formação em Relações Internacionais, onde explorou o tema “Bolsa Família e seus impactos nas políticas de combate à pobreza” em seu TCC. Ao longo de seu percurso acadêmico, vem buscando aprimorar suas habilidades e conhecimentos, participando de diversos cursos e eventos.Além disso, em 2024, passou a compor a equipe do GIEPS (Grupo Internacional e Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Formação de Profissionais da Saúde), estando comprometida em expandir seus horizontes acadêmicos e contribuir de forma significativa para a área da saúde.
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Graduando em Obstetrícia pela EACH-USP, em Administração de Empresas pela Universidade Estácio de Sá e Pós-Graduando em Administração de Serviços de Saúde. Além disso, possui formação complementar em Laserterapia e Acupuntura. Desde 2022 atua como aluno-pesquisador em áreas de Saúde Reprodutiva, Saúde Pública e, agora como membro do GIEPS, pesquisará em conjunto à professora Eunice Almeida o interesse de alunas e egressas da Obstetrícia pela carreira na Gestão em Saúde.
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Luiza Storti de Lucca
Graduanda do 7° semestre em Obstetrícia pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH – USP)
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Graduada em Obstetrícia pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP) (2023), consultora em aleitamento materno pelo Instituto Commadre (2023), integrante da Linha de Pesquisa EPS e Saúde da População Negra e membro do Grupo Internacional e Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Formação de Profissionais de Saúde (GIEPS – USP) e do Observatório de Atividades Educativas para Profissionais dos Sistemas Públicos de Saúde da Universidade de São Paulo. Foi secretária e assessora da Coordenação do GIEPS (2020-2023).Foi diretora de confecções do Centro Acadêmico de Obstetrícia Nelly Venite (2020-2023). Possui experiência na área de Ciências em Saúde, com ênfase em saúde sexual e reprodutiva, atuando principalmente na saúde da mulher. Possui experiência em Ciências Políticas com ênfase em políticas públicas, gestão e educação permanente em saúde. Atualmente tem como tema norteador e área de interesse: raça, gênero, saúde e gestão.
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Adriana Germano Marega Machado
Enfermeira (1998); Especialista em Formação Integrada Multiprofissional em Educação Permanente UFRGS (2014 ? 2015) Especialista em Educação e Formação em Saúde (2006- 2007). Especialista em Saúde da Família (2002 ? 2004). Vínculo Principal: Instituição Santa Marcelina (1999 ? atual) – -Trajetória institucional/experiência/valor – Coordenadora do Núcleo Técnico de Educação Ensino e Pesquisa (cargo atual) ? Inicio em área assistencial na ESF; Preceptoria de enfermagem nas ofertas da Residência Multiprofissional em Saúde da Família FASM/ Ministério da Saúde; Gestão e Apoio a implantação da ESF; Analista de Desenvolvimento de Pessoas. Outros Vínculos: Curso de Especialização em Saúde Coletiva e da Família da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia FOUSP ? USP – Professora convidada;Tutora do Curso de Especialização em Saúde da Família da UNA-SUS/UNIFESP SP (ago/2010 a fev/2015; e atualmente ? 03/2019- 2020) ;Tutora no Curso de Formação Integrada Multiprofissional em Educação Permanente em Saúde e de Aperfeiçoamento em Atualização Multiprofissional em Educação Permanente em Saúde, promovido pelo Ministério da Saúde (DEGES/SGTES/MS) em parceria com o CONASS e CONASEMS (2015-2016) pela UFRGS. Teleconsultora do Núcleo de Telessaúde da UNIFESP-SP (2015-2017). Curso de Pós Graduação em Informática em Saúde ? UNIFESP (agosto/março 2018/2019) – Orientadora de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
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Edna Cardoso Lavieri
Possui graduação em Enfermagem pela Faculdade de Medicina de Marília (2001). Tem experi
ência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Terapia Intensiva, vivência com pacientes críticos e responsabilidade sobre a supervisão dos serviços auxiliares de enfermagem. Experiência em Auditoria/Faturamento em processos Hospitalares. Experiência com Professora supervisora de estágios junto ao Curso de Graduação de Enfermagem.
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Stella Christina Schrijnemaekers
É doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo com a tese “A casa e seus objetos: construções da identidade em famílias de camadas populares”. Formada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1998) e mestre em Sociologia – USP (2002). Atualmente é Coordenadora do curso de Relações Internacionais e dos cursos de Tecnólogo em comércio exterior, Tecnólogo em logística e Tecnólogo em comércio exterior e Tecnólogo em logística EAD das Faculdades Metropolitanas Unidas. Também coordena o curso de Licenciatura em ciências sociais da FMU. É professora na Fundação Escola de Sociologia de São Paulo no curso de Sociologia e Política e na Pós-Graduação em Psicossociologia da juventude e políticas da disciplina Sociologia da juventude. É respon
sável pelo projeto Papo de sociólogo. Atua na área de Sociologia e Antropologia, com ênfase em Sociologia e Antropologia Urbanas, atua principalmente nos seguintes temas: família, habitação, espaço, casa, consumo, juventude e cultura material. Trabalha também com consultorias nas áreas de Sociologia e Antropologia urbana como especialista em metodologia qualitativa. Foi uma das escritoras do São Paulo Faz Escola, material didático da disciplin
a de Sociologia no Ensino Médio para todas as escolas estaduais do
estado de São Paulo tanto para o aluno como para o professor. Foi a representante da disciplina de Sociologia na criação da atual Base Nacional Curricular Comum (BNCC). E atua também em consultorias sobre material didático da disciplina de Sociologia no Ensino Médio tendo desenvolvido curso para formção e atualização de professores de Sociologia do Estado de São Paulo.Site pessoal: http://lattes.cnpq.br/7934183096808983
Carla Graciane dos Santos
Doutora em Epidemiologia e Mestra em Saúde Pública, ambos, pela Faculdade de Sáude Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP). No momento, analisa o papel exercido pela segurança sobre associação entre o capital social e a situação de saúde, utilizando dados do ELSA-Brasil. Bacharel em Enfermagem pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Especialista em Prevenção e Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde e Terapia Intensiva em adultos. Possui experiência em ambas as áreas de especialização. Tem interesse em temas como: epidemiologia social, epidemiologia das doenças crônicas e epidemiologia da violência.
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Eliane Pereira da Conceição
Mestranda em Estudos Culturais pela Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH – USP). Graduada em Psicologia pela Universidade de Mogi das Cruzes (1996) e título de especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia (2010). Atualmente é psicóloga hospitalar no Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros
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