Sobre o GIIMUS

Grupo de Inovação em Instrumentação Médica e Ultrassom (GIIMUS)
Departamento de Física
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Universidade de São Paulo

Fundado em 2004, o GIIMUS é composto por pessoas com formação heterogênea da área de ciências exatas e biológicas. As principais áreas de desenvolvimento são instrumentação biomédica e processamento de dados. Dentre as atuações, podemos destacar o desenvolvimento e adaptação de sensores ultrassônicos e magnéticos em aplicações biológicas e caracterização de tecidos biológicos usando técnicas de medidas ultrassônicas e magnéticas. Sendo o principal foco de atuação do grupo o desenvolvimento de tecnologia não invasiva, utilizando energia não ionizante, voltada para a saúde humana.

Os laboratórios do GIIMUS contam com dois professores, um apoio efetivo de um técnico de nível médio especializado em instrumentação ultrassônica, alunos e graduação e pós-graduação e com o apoio técnico parcial da oficina de eletrônica, da oficina mecânica e do centro de informática do Departamento de Física, onde o laboratório está instalado. O laboratório conta com um espaço físico de aproximadamente 100 m² e contém a seguinte infraestrutura:

• 2 tanques acústicos com dois sistemas de rastreio micro controlados;
  • 1 bancada de microeletrônica com osciloscópio, fonte de tensão regulada, aparelhos de solda, etc…;
  • 1 amplificador de baixa potência do estado sólido com faixa de frequência entre 1 – 8 MHz de até 40 Watts;
  • 1 amplificador de potência 2 canais com faixa de frequência dentre 0.01 – 35 MHz de até 200 Watts
  • 1 aparelho de ultrassom diagnóstico digital portátil da GE;
  • 3 aparelho de ultrassom diagnóstico da Ultrassonix, modelo RP 500, com uma plataforma dedicada a pesquisa;
  • 2 placas digitalizadora da National Instruments;
  • 3 hidrofones de baixa frequência (< 80 KHz);
  • 1 Kit de hidrofones com amplificador (dois de agulha e 1 de membrana) ;
  • 1 amplificador Lock-in;
  • 4 Geradores de função da Agilent;
  • 1 amplificador de sinal de baixa frequência (< 100 KHz);
  • 3 osciloscópios,
  • 1 estação de solda BGA
  • Ferramentas de bancadas, etc;
  • 1 estufa
  • 1 manta térmica;
  • 1 laboratório de química para confecção de phantoms com estufa, capela, balanças de precisão, entre outros.