CQUS

Controle de qualidade para equipamentos de ultrassom

O uso e a abrangência de equipamentos de ultrassom modo B no cenário biomédico são indiscutíveis. Seu custo relativamente baixo e suas diversas técnicas de diagnóstico consolidadas fazem deste uma dos equipamentos mais importantes e de grande utilização na rotina de uso clínico. Uma das preocupações para a utilização de qualquer aparelho biomédico, seja para diagnóstico ou para terapia, é a confiabilidade no seu funcionamento. Além do que, a simples aplicação das técnicas de imagem atribuídas ao ultrassom não garante a eficiência e acurácia do diagnóstico. Uma medida de controle é necessária para a garantia da qualidade do diagnóstico realizado. Por tal razão, os procedimentos de controle de qualidade são de primordial atenção para um serviço de saúde qualificado.

A certificação de qualidade é de fundamental importância para um bom funcionamento e segurança em diversos procedimentos médico-hospitalares. Há grandes centros de tecnologia e desenvolvimento no Brasil, além do investimento governamental, que trabalham na adequação e definição dos equipamentos e procedimentos de qualidade de ultrassom. Entre outras medidas, também há a preocupação da otimização computacional em procedimentos de controle de qualidade. Em vista disto, procuramos auxiliar o processo de aquisição e processamento destes dados de controle de qualidade de forma rápida, segura e simples. A ferramenta computacional CQUS visa à facilitação, por um profissional com treinamento básico em ultrassom, para a aplicação dos testes de controle de qualidade.

Os procedimentos regulamentados são baseados em corpos de prova que tem o objetivo de padronizar e, em alguns modelos, generalizar grande parte dos testes necessários para o controle de qualidade. Há diversas opções comerciais de objetos simuladores, sendo estes normalizados e já adequados para o uso na ferramenta CQUS.

Publicação:[Link]
Download: [Link]