Notícias

A Nanotecnologia e sua revolução na indústria farmacêutica

   A Nanotecnologia é um campo multidisciplinar que envolve química, física, biologia, engenharia e outras áreas. Em 1959, durante uma conferência no Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), o físico norte-americano Richard Feynman impactou a comunidade científica pela declaração de que num futuro não muito distante seria possível desenhar e construir diversas estruturas átomo-a-átomo ou molécula-a-molécula, partindo de inúmeros materiais. Embora a ideia tenha sido pioneira, o termo “Nanotecnologia” só começou a ser utilizado em 1974. O pesquisador Norio Taniguchi fez a distinção entre a engenharia em escala micrométrica e o novo campo de engenharia em escala submicrométrica.

   Nos últimos anos, a Nanotecnologia Farmacêutica tem revolucionado o campo da medicina, oferecendo novas formas de administrar medicamentos, regenerar tecidos e diagnosticar doenças. Esta união entre a Ciência e a indústria farmacêutica tem gerado a avanços impressionantes nas áreas farmacêutica, cosmética e alimentícia.

   Diante da preocupação da sociedade moderna pela saúde e bem-estar, a busca por produtos naturais com benefícios terapêuticos e/ou profiláticos tem sido incentivada pelo mercado farmacêutico. Neste sentido, a doutoranda Iasmin Rosanne Silva Ferreira e a aluna de iniciação científica Amanda Emille Olimi, ambas membros do GNanobio, participaram do projeto de desenvolvimento e avaliação dos efeitos de uma formulação nanotecnológica contendo extratos de própolis em parceria com a empresa APISVIDA, uma empresa especializada em oferecer novas soluções tecnológicas para a própolis. Sob a supervisão dos docentes da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP-USP) Prof.ª Dr.ª Priscyla Daniely Marcato Gaspari e Prof. Dr. Jairo Kenupp Bastos, esse projeto resultou no produto Nanoprópolis APV®. O encapsulamento do extrato de própolis em nanoestrutura aumentou significativamente os efeitos antioxidante, antiviral, antitumoral e anti-inflamatório do extrato de própolis além de aumentar a sua absorção e estabilidade. Tudo isso foi obtido em uma formulação livre de álcool e com alto teor de própolis. Esse produto lançado no mercado é um exemplo do compromisso do GNanoBio no desenvolvimento de soluções nanotecnológicas eficazes para a indústria e, consequente, impacto positivo na saúde e bem estar da população.

Escrito por: Marilia E. B. de Souza

Nanotecnologia em Medicamentos: impacto na indústria farmacêutica. Disponível em: <https://www.talkscience.com.br/industria-farmaceutica/nanotecnologia-em-medicamentos-impacto-na-industria-farmaceutica>. Acesso em: 12 ago. 2024.

‌Massi, Viviane. “Nanotecnologia Revoluciona a Saúde E a Produção de Fármacos.” Ictq.com.br, ictq.com.br/industria-farmaceutica/852-nanotecnologia-revoluciona-a-saude-e-a-producao-de-farmacos.

Tech, impulso. “Nanotecnologia No Brasil: Desafios, Perspectivas E O Impacto Em Setores Estratégicos.” Impulso Tech, 2023, impulsotech.dev/blog/nanotecnologia-brasil-impacto-desafios-perspectivas. Accessed 12 Aug. 2024.