Projetos/Projects

Projetos

O GReCo trabalha em módulos temáticos interdisciplinares para os quais conta com a participação de professores de universidades, professores de escolas de música, músicos de corpos estáveis, estudantes e convidados do exterior.

Projects

GReCo works in interdisciplinary thematic modules for which university professors, music school professors, musicians from professional groups, students and guests from abroad participate.

Projeto dos Gêneros Gregos na Polifonia Renascentista – A Diesis, δίεσις 

Project of Greek Genres in Renaissance Polyphony – The Diesis, δίεσις

Entre janeiro e abril de 2022, nossa equipe conduz um projeto de pesquisa que foca em composições deixadas por Nichola Vicentino em seu “L’Antica Musica Ridotta alla Moderna Prattica” (1555) que exemplifica a aplicação dos três gêneros musicais gregos na Renascença: o diatônico, o cromático e o enarmônico. Este repertório é particularmente desafiador por incluir a microtonalidade da “diesis”, que, para Vicentino, equivale a 1/5 de tom. Os músicos que participam junto da equipe de pesquisadores são:

Between January and April, our team is conducting a research project that focuses on compositions left by Nichola Vicentino in her “L’Antica Musica Ridotta alla Moderna Prattica” (1555) which exemplifies the application of the three Greek musical genres during the Renaissance: the diatonic, the chromatic and the enharmonic. This repertoire is particularly challenging because it includes the microtonality of  the “diesis”, which, for Vicentino, is equivalent to 1/5 of a tone. The musicians participating in the research team are:

 

Larissa Lacerda

Graduada em Canto Lírico pela Universidade Federal da Bahia, em Salvador, foi cantora do Coro do Teatro Castro Alves, e membro do Camará Ensemble, grupo de música contemporânea. Atuou em projetos corais internacionais no Chile e Alemanha em 2014 e 2018 sob regência de Helmuth Rilling, e desde 2014 é integrante do Coral Paulistano, do  Municipal. Participou do grupo de câmara Sopro Continuum (de música historicamente informada), e atuou como solista junto a orquestras executando repertório colonial brasileiro, oratórios (como Rappresentatione di anima et di corpo, de Cavalieri, Lauda per la Nativitá del Signore de Respighi) e missas (como a Missa Brevis em F de Mozart e a Missa Brevis de Kodaly). Desde 2015 colabora com o GReCo como cantora.

She holds a degree in Lyric Singing from the Federal University of Bahia, in Salvador, where she was a singer in the Castro Alves Theater Choir, and a member of the Camará Ensemble, a contemporary music group. She acted in international choral projects in Chile and Germany in 2014 and 2018 under the baton of Helmuth Rilling, and since 2014 she has been a member of the Coral Paulistano, at the Theatro Municipal. He participated in the chamber group Sopro Continuum (historically informed music), and acted as a soloist with orchestras performing Brazilian colonial repertoire, oratorios (such as Rappresentatione di anima et di corpo, by Cavalieri, Lauda per la Nativitá del Signore by Respighi) and masses (such as Missa Brevis in F by Mozart and Missa Brevis by Kodaly). Since 2015 she collaborates with GReCo as a singer.

Andrea Mischiatti

Mestra em Música (2012) e licenciada em Educação Musical (2008) pela UNESP. Concluiu o curso de Flauta Doce/Formação Avançada em Música Antiga da EMESP (2017). Formou-se em Flauta Doce pela Escola Municipal de Música de São Paulo (2007). Leciona em cursos de Licenciatura e Bacharelado em Música (FAMOSP e UniSant’Anna) e Licenciatura em Pedagogia (FAMOSP). Ministra aulas de Flauta Doce no Programa Guri Santa Marcelina. Lecionou nos cursos de Pós-Graduação/Especialização em Educação Musical da FAINC e FAMOSP. Trabalhou como professora substituta de Flauta Doce na EMESP. Participa eventualmente, com o consort de flautas doces, do Grupo de Pesquisa em Música da Renascença e Contemporânea (GReCo). Tem se dedicado ao ensino, pesquisa e práticas em Educação Musical e Flauta Doce.

Master in Music (2012) and degree in Music Education (2008) from UNESP. She completed the Recorder Course / Advanced Training in Early Music at EMESP (2017). She graduated in Flute from the Escola Municipal de Música de São Paulo (2007). She teaches in Licentiate and Bachelor’s Degrees in Music (FAMOSP and UniSant’Anna) and Licentiate in Pedagogy (FAMOSP). She teaches Flute lessons at the Guri Santa Marcelina Program. She has taught in the Graduate/Specialization courses in Music Education at FAINC and FAMOSP. She worked as a substitute flute teacher at EMESP. She eventually participates, with the recorder consort, in the Renaissance and Contemporary Music Research Group (GReCo). She has been dedicated to teaching, research and practices in Music Education and Recorder.

Bernardo Toledo Piza

Iniciou seus estudos musicais nos Seminários de Música Pró Arte. Sob a orientação de Ricardo Kanji e Paulo Herculano. Graduou-se em flauta transversal na Escola de Comunicações e Artes da USP sob orientação de Jean-Nöel Saghaard. Especializou-se em interpretação de música barroca no Koninklijk Conservatorium voor Musik, em Haia – Holanda. Dedica-se desde 1969 à execução da música da Idade Média, da Renascença e de Barroco, bem como do ensino de flauta doce, flauta transversal barroca e interpretação histórica da música barroca. Foi professor da Escola Municipal de Música e da Universidade Estadual Paulista-Unesp. Atualmente colabora com o GReCO – Grupo de Pesquisa em Música da Renascença e Contemporânea.

He began his musical studies at the Pro Art Music Seminars. Under the guidance of Ricardo Kanji and Paulo Herculano. He graduated in flute at the School of Communications and Arts at USP under the supervision of Jean-Nöel Saghaard. He specialized in interpreting baroque music at the Koninklijk Conservatorium voor Musik, in The Hague – Netherlands. Since 1969 he has been dedicated to the performance of music from the Middle Ages, the Renaissance and the Baroque, as well as teaching recorders, baroque transverse flute and historical interpretation of baroque music. He was a professor at the Municipal School of Music and at the Universidade Estadual Paulista-Unesp. He currently collaborates with GReCO – Research Group on Renaissance and Contemporary Music.