Cadernos de Atenção Básica – Acolhimento à Demanda Espontânea
CSEB – ATENÇÃO A DEMANDA, SETEMBRO 2021.
Orientação de fluxo, Atividade de Acolhimento, Atendimento eventual/não agendado e agendado
JUSTIFICATIVA
Com o avanço da vacinação contra COVID e a perspectiva de diminuição do numero de casos e complicações, indicamos a retomada da organização da Atenção Primaria no CSEB com a seguinte característica:
- Triagem de sintomáticos respiratórios em todos os momentos da assistência, de modo a identificar e tomar as devidas providencias para os sintomáticos e diagnostico adequado de casos de COVID
- Orientação do fluxo de usuários na entrada do CSEB com sinalização visual e a participação do porteiro e profissionais do serviço
- Abertura de Atividade de Acolhimento para a demanda espontânea feita de forma reservada em sala fechada e com recursos para orientação e encaminhamento adequado a cada caso.
- Oferta maior de cuidados para a saúde composta por agendamento e disponibilidade de atendimento sem agendamento/pronto-atendimento, além da perspectiva de ações de promoção com atividades presenciais e a distancia.
Para a reorganização do trabalho no segundo semestre de 2021 contamos com a participação do conjunto dos profissionais do serviço e privilegiamos o trabalho em equipe.
Elaboração da proposta por grupo de trabalho e discussão e preparação com os envolvidos. Discussão em GTA e Reunião Geral em agosto; reuniões de grupo de trabalho; GTA em 01/09 e Reunião Geral 08/09. Inicio indicado 13/09
1. Para atenção a pandemia COVID recomendamos triagem de sintomáticos respiratórios em todos os momentos da assistência, de modo a identificar e tomar as devidas providencias para os sintomáticos e diagnostico adequado de casos de COVID
Divulgação no CSEB, nas comunidades e no site dos sintomas mais comuns das variantes predominantes em São Paulo (como coriza, espirros, dor de garganta, tosse, febre, dor de cabeça, dor no corpo, alteração do paladar e do olfato, diarreia).
Equipe de atendimento dos casos suspeitos composta por enfermagem e medico de referencia em todos os períodos. Local para espera ao ar livre; local para atendimento específico; local para coleta exame ao ar livre; monitoramento de casos; fornecimento de mascara N95 para paciente e contactantes; oxímetro para casos mais graves etc.
2. Orientação de fluxo de usuários na entrada do CSEB com sinalização visual e a participação do porteiro e profissionais do serviço
Antes da inicio do trabalho no CSEB para atendimento ao publico as 8hs, entre 7:30 e 8:00 nas 2,3, 5, e 6 feiras e das 11:30 as 12:00 nas 4 feiras, constituição de dupla/trinca de profissionais administrativos para trabalharem junto com o porteiro para orientar usuários e separar subgrupos para orientar o fluxo na abertura do serviço de manha cedo para farmácia e vacina; senhas para SAMI, laboratório, insumo, acolhimento da demanda espontânea; indicação para local de atendimento agendado (no térreo ou primeiro andar) etc. Profissionais do CSEB para orientação do fluxo que chegam antes das 7:30hs: André, Evandro e Olinda, Natanael… e outros? Cuidado para termos substituição em situação de férias e licenças.
Importante o porteiro e seu substituto no almoço serem treinados para o trabalho no CSEB. Na eventualidade de haver uma substituição, André deve orientar o trabalho do profissional (as 7hs e no horário de almoço) e acompanhar seu desempenho.
Para os usuários que chegam sem atendimento marcado e querem conversar sobre doença, duvidas/precisam de atendimento: fornecer a partir 8hs senha (com cópia) para Atividade de Acolhimento pela ordem de chegada (numero fica com o usuário e a cópia do número é colocado no cartão para levantamento do prontuário pelo SAMI).
Para 4 feira de manha – conforme o caso, senha do acolhimento fornecida pela equipe de enfermagem da Atividade de Acolhimento/ apoio equipe COVID.
No prontuário e no cartão é anotado pelo SAMI qual a equipe de referencia e encaminhado para Atividade do Acolhimento (salas 14 e 13 no térreo), inclusive com matricula não atualizada para que a equipe indique o cuidado conforme a necessidade.
Em caso de dúvida, apoio equipe COVID.
Para paciente morador na área antiga do CSEB e com matricula vencida – avaliação da equipe COVID para orientar transferência?
3. Atividade de Acolhimento da demanda espontânea
Na Atividade de Acolhimento:
- Investigar motivo de vinda e expectativa
- Explicar funcionamento/fluxo atual do serviço (fazermos texto também para informação dos usuários)
- Checar outras necessidades se o paciente não for encaminhado para atendimento no CSEB
- Percepção da situação do paciente, como gravidade, angustia etc e cuidado adequado
- Levantamento de informação necessária ao encaminhamento (sem duplicar acolhimento e pronto-atendimento)
Equipe da Atividade de Acolhimento do período (em um primeiro momento, enfermeiro e técnico de enfermagem) consulta o cartão e o prontuário e chama o usuário para conhecer a demanda e tomar as devidas providencia, como orientação, agendamento de exames e consulta, inclusão em fila de espera interna, triagem para pronto atendimento no dia, encaminhamento para retaguarda saúde mental, solicitação para equipe de referencia preparar relatório, identificação de situação de emergência etc.
Critérios para pronto atendimento no dia: queixa de doença aguda com sofrimento (dor, falta de ar, desmaio, crise convulsiva, vomito, relação sexual não protegida, suspeita de gravidez etc) e outras necessidades da Atenção Primaria. Vagas de atendimento “eventual” nas agendas de profissionais medico e enfermeiro no período para receber os usuários moradores nas respectivas áreas de cobertura das equipes (Estratégia Saúde da Família 1,2,3, Butantã e CRUSP).
Indicamos abrirmos as agendas com vaga para “eventual” e digitarmos com controle de senha (para identificação do profissional) o numero de matricula do usuário (para incluir no banco de dados do CSEB, para termos controle da ocupação de vagas, para o profissional saber que a vaga está preenchida e buscar o prontuário+paciente no térreo etc. Não agendar em vaga eventual para outro dia.
Pessoas que moram fora da área de cobertura atual do CSEB e tiveram sua matricula no CSEB estendida devem ficar vinculada a Equipe Butantã ou ao profissional que solicitou a permanência da pessoa no CSEB (saúde mental, gineco, criança, Ademir e Simone etc).
Registro: trabalho feito no Acolhimento e encaminhamento dado ao paciente; planilha do atendimento (numero prontuário, profissional 1 e/ou2, destino) e digitação.
Para apoio a equipe da Atividade de Acolhimento contamos com referencia do médico da escala COVID (discussão de caso para decidir encaminhamento, receita até retorno etc).
Dupla de trabalho com experiências diferentes, de modo a somar e render treinamento em serviço.
Infraestrutura: duas salas e dois computadores; material necessário para o trabalho.
Devolução dos prontuários para o SAMI
4. Atendimento da demanda espontânea por medico, enfermeiro, saúde mental, pediatria, saúde da mulher etc
Para a demanda espontânea reserva de vagas “eventual” nas agendas conforme combinado com as equipes/ características da área e uso do serviço. Começamos com 5 vagas eventual e 3 agendados para facilitar o acesso da demanda reprimida?
Deixar vagas de agenda a partir do segundo horário do período (9,10,11hs; 14,15,16hs).
Vagas eventuais devem ser ocupadas com a demanda do dia e marcadas na agenda do dia pelo programa NORMA, de modo a termos controle do agendamento e constar do banco de dados do serviço.
Com o preenchimento de vagas eventuais, profissional vai buscar o prontuário e o paciente.
Os alunos APS (4 e 5 anos da FMUSP) devem atender casos da equipe Butantã e outros para os quais não haja vaga no dia. Para as agendas 4 e 5 ano FMUSP: casos eventuais e agendados de manha e a tarde.
Para as consultas de enfermagem, listagem em anexo do tipo de demanda conveniente para vagas agendadas e eventuais.
Para teste de gravidez/gestante/saúde da mulher: reserva de uma vaga por período em uma das agendas dos profissionais enfermeiro ou medico ginecologista.
Para casos de saúde mental e criança, vaga eventual das equipes de referencia ou apoio equipe de saúde mental ou programa de residência Pediatria
Observações
- Todos os funcionários e locais de atendimento devem ter a filipeta e orientar como renovar matricula no CSEB
- Simplificar registro 3x de sintomático respiratório (dados coletados pela enfermagem, cadastro 200000, cabeçalho da ficha de notificação)?
- Identificação no prontuário e no cartão Equipe de referencia e bolinha colorida (exceto verde, amarelo, vermelho, usadas pela Pediatria)
- Para Sr Natan e vigilantes: atenção para orientação usuários para senha e espera da farmácia e vacina fora do prédio CSEB
- Para o trabalho de desarquivar prontuário e dar baixa – apoio de funcionários administrativos CSEB 1 hora/dia em rodízio
- Monitoramento COVID – previsão de duas horas/dia por profissional medico ou enfermeiro dividindo trabalho com agenda/eventual
- Rever escala da enfermagem para alocação de retaguarda para apoio alunos e para marcação de exames
- Capacitar funcionários administrativos (além da Olinda) para agendar exames solicitados em serviço de referencia SUS
- Indicação para agendamento anotado por profissional em cartão de matricula CSEB como
- Ao fim de atendimento na Atividade Acolhimento ou por profissional das equipes em vaga agendada ou eventual indicar para retorno por exemplo após coleta de exame se possível a equipe e profissional medico ou enfermeiro
- Divulgação para usuários da escala de trabalho indicando dia e período de trabalho de profissionais da equipe com maior disponibilidade para atendimento eventual
- No caso de não haver disponibilidade de atendimento por profissional da equipe, o cuidado necessário é responsabilidade dos demais profissionais do serviço escalados no dia para assistência
- Ampliação das formas de contato do usuário com a equipe e facilitação do acesso: horário para contato por telefone; doação de celular e CSEB compra chip para contato via whatsapp aberto em alguns horários pela equipe; contato por email; facilitamos com mais vagas eventual atendimento aberto a cada dia; opção de incluir em fila de espera interna do CSEB como fazemos para saúde bucal no CSEB, adolescentes, fisioterapia etc
Acompanhamento da implantação pelo GT Acolhimento e pauta indicada para avaliação em inicio novembro.