Um diálogo global sobre as alterações climáticas e os direitos humanos
A USP, em parceria com o IRICE, organiza o evento internacional que faz parte da Global Climate Summit – Right
Here, Right Now, uma iniciativa da Universidade de Oxford, da ONU e de universidades ao redor do mundo.
Realizado no Dia Mundial do Meio Ambiente, a edição brasileira antecipa temas centrais da COP30, que será sediada
no Brasil, articulando três pilares interconectdos de ação climática.
O evento conta com o APOIO DA PRESIDÊNCIA DA COP30 e faz parte do Balanço Ético Global (GES),
uma iniciativa que busca ampliar o engajamento da sociedade na implementação do Consenso de Dubai.
Alinhado aos princípios de direitos humanos, o evento reforça que a justiça climática exige não apenas proteger os mais vulneráveis às mudanças climáticas, mas garantir sua participação efetiva na construção
de soluções. Destacamos dois temas fundamentais: a transição justa e o fim do desmatamento através da proteção e restauração dos ecossistemas.
R. da Biblioteca, 21 – Vila Universitária,
São Paulo – SP, 05508-065
André Correa do Lago
Presidente da COP30
Sonia Guajajara
Ministério dos Povos
Indígenas
Marina Silva
Ministério do Meio
Ambiente
Macaé Evaristo
Ministério dos Direitos
Humanos e da Cidadania
do Brasil
Professora da Universidade de São Paulo (EACH/USP) e Coordenadora da área de Diplomacia Ambiental do Instituto de Relações Internacionais e Comércio Exterior (IRICE). Doutora em Oceanografia Biológica (USP) e Docteur en Sciences de la Terre et de l'Atmosphère (Université d'Angers, França). Atualmente coordena o Hub Lusófono da Década do Oceano - USP (UNESCO/CPLP), pesquisando a marginalização e adaptação dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (PEID) de língua portuguesa frente às mudanças climáticas.
Diplomata de carreira com mais de 40 anos de experiência internacional, é Presidente do Instituto de Relações Internacionais e Comércio Exterior (IRICE) e do Conselho Superior de Comércio Exterior da FIESP. Formado em direito pela Faculdade de Direito da UFRJ com mestrado em política na London School of Economics. Ocupou importantes cargos no Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Fazenda e Presidência da República, contribuindo significativamente para a política externa brasileira.
Presidente do Conselho de Administração da loschpe-Maxion e membro dos conselhos da WEG, Marcopolo e Embraer. Atua como Vice-Presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). Em 2024 liderou o Business 20 (B20) durante a presidência brasileira do G20.
Fundador e Diretor da Proactiva, consultoria especializada em ESG, sustentabilidade e direitos humanos. Advogado com mestrado, LLM e pesquisador visitante na Universidade de Georgetown, possui especializações em direito ambiental internacional pelo HEID/Graduate Institute e formação em negócios e sustentabilidade por instituições renomadas como IMD, IESE Business School e FGV.
Diretora Associada na Conectas Direitos Humanos, onde atua como Diretora para o Fortalecimento do Movimento de Direitos Humanos. Advogada especializada em direitos humanos, possui mestrado em Direito Internacional pela Universidade de Columbia (EUA) e formação em Direito pela PUC-Rio.
Professor Sênior do Instituto de Estudos Avançados e do Instituto de Energia e Ambiente da USP, além de pesquisador da Cátedra Josué de Castro da Faculdade de Saúde Pública. Graduado em filosofia pela Universidade de Paris X Nanterre, possui mestrado em política pela USP, doutorado em Ciências Humanas pela UNICAMP e pós-doutorado em instituições francesas de prestígio.
Autoridade mundial em estudos do clima e da Amazônia, ele integrou a equipe que recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 2007. Construiu sua carreira no INPE e ocupou cargos como presidente da Capes, diretor do Cemaden e secretário no MCTI. Atualmente, é cientista na USP, onde lidera o Projeto Amazônia 4.0. Em 2024, tornou-se o primeiro brasileiro a integrar o grupo Planetary Guardians.
Matemática com doutorado em probabilidade estatística pela Universidade de Sheffield e uma das maiores autoridades mundiais em pesquisa do clima e florestas. Atuou como Vice-presidente do Painel Intergovernamental para as Mudanças Climáticas (IPCC) de 2015 a 2023, acumulando mais de 21 anos de experiência nesta organização.
Representante do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos. Doutora em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional pela Universidade de Brasília, possui graduação em Direito pela UnB, especialização em Direitos Humanos e Processos de Democratização pela Universidade do Chile e Mestrado em Direito Internacional dos Direitos Humanos e Direito Humanitário pela Universidade de Essex.
Advogada formada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e coordenadora do eixo de educação climática do Centro Brasileiro de Justiça Climática (CBJC). Seu trabalho foca na integração entre conhecimento jurídico e educação para a justiça climática.
Presidente Global da CUFA (Central Única das Favelas) e Favela Holding, desenvolvendo soluções criativas para os desafios socioeconômicos enfrentados pelas comunidades periféricas. Formado em Economia pelo Ibmec, atua como empreendedor social responsável por ações humanitárias em comunidades vulneráveis.
Professor de Física Ambiental no Instituto de Física da Universidade de São Paulo, Coordenador do Centro de Estudos de Amazônia Sustentável e Vice-Presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. É membro da Academia Brasileira de Ciências, da Academia Mundial de Ciências, Fellow da AAAS dos EUA e membro do IPCC, tendo integrado a equipe agraciada com o Prêmio Nobel da Paz de 2007.
Advogado indígena e coordenador da estratégia jurídica da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB). Lidera ações de litigância estratégica perante o Supremo Tribunal Federal e a Comissão Interamericana de Direitos Humanos, desenvolvendo projetos de fortalecimento da autonomia indígena com foco em mecanismos de proteção territorial e valorização das formas próprias de governança.
Professora na UniNorte e membro da Aliança Brasil de Soluções Baseadas na Natureza. Sua extensa carreira inclui passagens como Secretária de Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente, Diretora de Ecossistemas e Secretária substituta da Amazônia e Serviços Ambientais, coordenadora do COEX - Conselho Executivo da Força Tarefa dos Governadores pelo Clima e Florestas (GCF TF) e Diretora Executiva Técnica do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação dos Serviços Ambientais do Acre (IMC/AC).
Diretora Nacional na Wildlife Works Brasil, onde gerencia operações focadas em comunidades indígenas e iniciativas ambientais na Amazônia. Com ampla experiência na região amazônica, desenvolveu expertise em governança ambiental, resiliência climática e inclusão de gênero. Possui formação em Direito pela Universidade de São Paulo, PhD em Sustentabilidade pela London School of Economics e uma Formação Executiva em Liderança Tecnológica pelo MIT.
Professor no Bacharelado e Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Possui doutorado em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos com experiência internacional na North Carolina State University. Atualmente coordena o Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas da USP, atuando como Pesquisador Principal do Auxílio Jovem Pesquisador FAPESP e liderando o Projeto Agendas de Políticas Brasileiras.
Bióloga com doutorado em Engenharia Química pela Universidade Complutense de Madrid. Professora na Universidade Federal do Tocantins (UFT), atuando no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais. Atualmente dirige o Museu das Águas da Universidade Federal do Tocantins, instituição pertencente à Rede de Museus da Água (WAMUNET) da UNESCO.
Cofundadora da Sustentabilize-se e especialista em Gestão de Políticas Públicas e Governamentais. Atua como ativista climática e defensora da justiça de gênero, participando de redes como Engajamundo, Global Shapers, Climate Reality Leaders e United People Global. Atualmente, é Membro do Comitê Diretor de Juventude Beijing+30, Ponto Focal da Casa Cerrado do Engajamundo, Conselheira do COMJUVE em Belo Horizonte e organizadora licenciada do TEDxSavassi.
Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás (2023). Professor de Biologia e Robótica no Sesi Goiás. No terceiro setor, atua como fundador e diretor executivo da A Vida no Cerrado (A VINC), associação civil sem fins lucrativos que visa contribuir para a conservação do Cerrado por meio da educação ambiental e engajamento público apartidário na formulação de políticas públicas.
Estudante de Direito na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Pesquisadora e Ativista Socioambiental e Climática. É voluntária no Greenpeace Brasil e esteve na Coordenação e Gestão da LCOY Brasil (Conferência Local da Juventude sobre Mudanças Climáticas). Atualmente atua como Coordenadora do Grupo de Trabalho sobre Mudanças Climáticas (GT Clima) e da Delegação do Engajamundo para a COP30, além de fazer parte da equipe de Matriz Jurídica e Organismos Internacionais do Instituto Alana.
Um dos principais líderes no Norte do Pará em estratégias de adaptação climática. Conselheiro da Associação do Território Quilombola do Trombetas (ACORQAT) em Oriximiná. Seu trabalho concentra-se no desenvolvimento e implementação de estratégias de adaptação às mudanças climáticas para comunidades tradicionais na Amazônia, combinando conhecimentos ancestrais com novas abordagens para resiliência climática.
Hub Lusófono Década do Oceano a/c Profa. Dra. Wânia Duleba
Rua Arlindo Bettio 1000 – São Paulo – SP – CEP 03828-000 – Brasil