EVENTO SATÉLITE

Um diálogo global sobre as alterações climáticas e os direitos humanos

05 DE JUNHO, 2025

EVENTO SATÉLITE

A USP, em parceria com o IRICE, organiza o evento internacional que faz parte da Global Climate Summit – Right
Here, Right Now, uma iniciativa da Universidade de Oxford, da ONU e de universidades ao redor do mundo.

Realizado no Dia Mundial do Meio Ambiente, a edição brasileira antecipa temas centrais da COP30, que será sediada
no Brasil, articulando três pilares interconectdos de ação climática.

O evento conta com o APOIO DA PRESIDÊNCIA DA COP30  e faz parte do Balanço Ético Global (GES),
uma iniciativa que busca ampliar o engajamento da sociedade na implementação do Consenso de Dubai.

Alinhado aos princípios de direitos humanos, o evento reforça que a justiça climática exige não apenas proteger os mais vulneráveis às mudanças climáticas, mas garantir sua participação efetiva na construção
de soluções. Destacamos dois temas fundamentais: a transição justa e o fim do desmatamento através da proteção e restauração dos ecossistemas.

Evento aberto ao público mediante inscrição. Realize seu cadastro abaixo e participe.

05.06.2025

15h - 19h

USP CAMPUS BUTANTÃ

Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

R. da Biblioteca, 21 – Vila Universitária,
São Paulo – SP, 05508-065

PROGRAMAÇÃO

15h
ABERTURA
Boas-vindas da Vice-Reitora. Profa. Dra. Maria Arminda do Nascimento Arruda e da comissão organizadora – Prodessora Wânia Duleba (USP) e Embaixador Rubens Barbosa

Vídeos das autoridades:

Embaixador

André Correa do Lago
Presidente da COP30

Ministra

Sonia Guajajara
Ministério dos Povos Indígenas

Ministra

Marina Silva
Ministério do Meio Ambiente

Ministra

Macaé Evaristo
Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania do Brasil

15h15
SESSÃO 01 . MITIGAÇÃO E TRANSIÇÃO JUSTA

PAINEL DE ESPECIALISTAS: “FINANCIAMENTO CLIMÁTICO: RUMO A UMA TRANSIÇÃO ENERGÉTICA JUSTA E SUSTENTÁVEL”

Moderador:Embaixador Rubens Barbosa (IRICE)
Painelistas:Dan loschope (High-Level Climate Champion of COP30)
Rafael Benke (Proactiva)
Julia Neiva (Conectas)
Prof. Ricardo Abramovay (IEA-USP)
15h50
SESSÃO 02 • CIÊNCIA, POLÍTICA DE PERDAS E DANOS E ADAPTAÇÃO

Apresentação do tema “Medindo Impactos, Perdas e Danos Climáticos no Brasil”
Palestrante:
Dra. Thelma Krug (ex-vice-presidente do IPCC)

PAINEL DE ESPECIALISTAS “ADAPTAÇÃO INCLUSIVA: PROTEGENDO OS MAIS VULNERÁVEIS”

Moderadora: Angela Pires Terto (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos
Humanos – ACNUDH)
Painelistas: Anne Heloise B. Nascimento (Centro Brasileiro de Justiça Climática)
Marcus Vinicius Athayde (Central Única das Favelas)
16h25
INTERVALO CULTURAL • “VOZES BRASILEIRAS PELA JUSTIÇA CLIMÁTICA”: Apresentação DE MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS E AUDIOVISUAIS DE COMUNIDADES BRASILEIRAS
16h27
SESSÃO 03 • MITIGAÇÃO FLORESTAL E COMUNIDADES TRADICIONAIS
Apresentação do tema “COP30 e a Amazônia” Palestrante: Prof. Paulo Artaxo (USP/Centro de Estudos Sustentáveis da Amazônia)

PAINEL DE ESPECIALISTAS “MITIGAÇÃO BASEADA EM FLORESTAS: PROTAGONISMO DAS COMUNIDADES TRADICIONAIS”

Moderador: Dr. Monique Vanni Representante da USP ou Itamaraty Painelistas: Mauricio Terena (APIB) Julie Messias Bello (UniNorte e Aliança Brasil Soluções baseadas na natureza)
17h10
SESSÃO 04 • DIÀLOGO INTERATIVO COM O PÚBLICO
Moderadores: Profa. Wânia Duleba
Dra. Monique Vanni
Prof. Felipe Gonçalves Brasil

PAINEL – DISCUSSÃO COM PERGUNTAS DO PÚBLICO, VIA SISTEMA VEVO

17h50
INTERVALO CULTURAL
18h
SESSÃO 05 • JOVENS LÍDERES NA INTERSEÇÃO ENTRE CLIMA E DIREITOS HUMANOS
Moderadores: Profa. Liliana Pena Naval (Museu das Águas brasileiras – Unesco)
Profa. Wânia Duleba (USP)

Painelistas: Natalia Tsuyama Cocolo (Engajamundo)
Cayo Henrique Ferreira de Alcântara (A Vida no Cerrado)
Sara Emanuelly (Engajamundo)
Anderson (Ganga) Figueiredo dos Santos (ACORQAT)
18h50
FECHAMENTO

PARTICIPANTES

WANIA DULEBA

Professora da Universidade de São Paulo (EACH/USP) e Coordenadora da área de Diplomacia Ambiental do Instituto de Relações Internacionais e Comércio Exterior (IRICE). Doutora em Oceanografia Biológica (USP) e Docteur en Sciences de la Terre et de l'Atmosphère (Université d'Angers, França). Atualmente coordena o Hub Lusófono da Década do Oceano - USP (UNESCO/CPLP), pesquisando a marginalização e adaptação dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (PEID) de língua portuguesa frente às mudanças climáticas.

RUBENS BARBOSA

Diplomata de carreira com mais de 40 anos de experiência internacional, é Presidente do Instituto de Relações Internacionais e Comércio Exterior (IRICE) e do Conselho Superior de Comércio Exterior da FIESP. Formado em direito pela Faculdade de Direito da UFRJ com mestrado em política na London School of Economics. Ocupou importantes cargos no Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Fazenda e Presidência da República, contribuindo significativamente para a política externa brasileira.

DAN IOSCHPE

Presidente do Conselho de Administração da loschpe-Maxion e membro dos conselhos da WEG, Marcopolo e Embraer. Atua como Vice-Presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). Em 2024 liderou o Business 20 (B20) durante a presidência brasileira do G20.

RAFAEL BENKE

Fundador e Diretor da Proactiva, consultoria especializada em ESG, sustentabilidade e direitos humanos. Advogado com mestrado, LLM e pesquisador visitante na Universidade de Georgetown, possui especializações em direito ambiental internacional pelo HEID/Graduate Institute e formação em negócios e sustentabilidade por instituições renomadas como IMD, IESE Business School e FGV.

JULIA NEIVA

Diretora Associada na Conectas Direitos Humanos, onde atua como Diretora para o Fortalecimento do Movimento de Direitos Humanos. Advogada especializada em direitos humanos, possui mestrado em Direito Internacional pela Universidade de Columbia (EUA) e formação em Direito pela PUC-Rio.

RICARDO ABRAMOVAY

Professor Sênior do Instituto de Estudos Avançados e do Instituto de Energia e Ambiente da USP, além de pesquisador da Cátedra Josué de Castro da Faculdade de Saúde Pública. Graduado em filosofia pela Universidade de Paris X Nanterre, possui mestrado em política pela USP, doutorado em Ciências Humanas pela UNICAMP e pós-doutorado em instituições francesas de prestígio.

CARLOS NOBRE

Autoridade mundial em estudos do clima e da Amazônia, ele integrou a equipe que recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 2007. Construiu sua carreira no INPE e ocupou cargos como presidente da Capes, diretor do Cemaden e secretário no MCTI. Atualmente, é cientista na USP, onde lidera o Projeto Amazônia 4.0. Em 2024, tornou-se o primeiro brasileiro a integrar o grupo Planetary Guardians.

THELMA KRUG

Matemática com doutorado em probabilidade estatística pela Universidade de Sheffield e uma das maiores autoridades mundiais em pesquisa do clima e florestas. Atuou como Vice-presidente do Painel Intergovernamental para as Mudanças Climáticas (IPCC) de 2015 a 2023, acumulando mais de 21 anos de experiência nesta organização.

ANGELA PIRES TERTO

Representante do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos. Doutora em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional pela Universidade de Brasília, possui graduação em Direito pela UnB, especialização em Direitos Humanos e Processos de Democratização pela Universidade do Chile e Mestrado em Direito Internacional dos Direitos Humanos e Direito Humanitário pela Universidade de Essex.

ANNE HELOISE B. NASCIMENTO

Advogada formada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e coordenadora do eixo de educação climática do Centro Brasileiro de Justiça Climática (CBJC). Seu trabalho foca na integração entre conhecimento jurídico e educação para a justiça climática.

MARCUS VINICIUS ATHAYDE

Presidente Global da CUFA (Central Única das Favelas) e Favela Holding, desenvolvendo soluções criativas para os desafios socioeconômicos enfrentados pelas comunidades periféricas. Formado em Economia pelo Ibmec, atua como empreendedor social responsável por ações humanitárias em comunidades vulneráveis.

PAULO ARTAXO

Professor de Física Ambiental no Instituto de Física da Universidade de São Paulo, Coordenador do Centro de Estudos de Amazônia Sustentável e Vice-Presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. É membro da Academia Brasileira de Ciências, da Academia Mundial de Ciências, Fellow da AAAS dos EUA e membro do IPCC, tendo integrado a equipe agraciada com o Prêmio Nobel da Paz de 2007.

MAURICIO TERENA

Advogado indígena e coordenador da estratégia jurídica da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB). Lidera ações de litigância estratégica perante o Supremo Tribunal Federal e a Comissão Interamericana de Direitos Humanos, desenvolvendo projetos de fortalecimento da autonomia indígena com foco em mecanismos de proteção territorial e valorização das formas próprias de governança.

JULIE MESSIAS BELLO

Professora na UniNorte e membro da Aliança Brasil de Soluções Baseadas na Natureza. Sua extensa carreira inclui passagens como Secretária de Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente, Diretora de Ecossistemas e Secretária substituta da Amazônia e Serviços Ambientais, coordenadora do COEX - Conselho Executivo da Força Tarefa dos Governadores pelo Clima e Florestas (GCF TF) e Diretora Executiva Técnica do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação dos Serviços Ambientais do Acre (IMC/AC).

MONIQUE VANNI

Diretora Nacional na Wildlife Works Brasil, onde gerencia operações focadas em comunidades indígenas e iniciativas ambientais na Amazônia. Com ampla experiência na região amazônica, desenvolveu expertise em governança ambiental, resiliência climática e inclusão de gênero. Possui formação em Direito pela Universidade de São Paulo, PhD em Sustentabilidade pela London School of Economics e uma Formação Executiva em Liderança Tecnológica pelo MIT.

FELIPE GONÇALVES BRASIL

Professor no Bacharelado e Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Possui doutorado em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos com experiência internacional na North Carolina State University. Atualmente coordena o Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas da USP, atuando como Pesquisador Principal do Auxílio Jovem Pesquisador FAPESP e liderando o Projeto Agendas de Políticas Brasileiras.

LILIANE PENA NAVAL

Bióloga com doutorado em Engenharia Química pela Universidade Complutense de Madrid. Professora na Universidade Federal do Tocantins (UFT), atuando no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais. Atualmente dirige o Museu das Águas da Universidade Federal do Tocantins, instituição pertencente à Rede de Museus da Água (WAMUNET) da UNESCO.

NATALIA TSUYAMA COCOLO

Cofundadora da Sustentabilize-se e especialista em Gestão de Políticas Públicas e Governamentais. Atua como ativista climática e defensora da justiça de gênero, participando de redes como Engajamundo, Global Shapers, Climate Reality Leaders e United People Global. Atualmente, é Membro do Comitê Diretor de Juventude Beijing+30, Ponto Focal da Casa Cerrado do Engajamundo, Conselheira do COMJUVE em Belo Horizonte e organizadora licenciada do TEDxSavassi.

CAYO HENRIQUE FERREIRA DE ALCANTARA

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás (2023). Professor de Biologia e Robótica no Sesi Goiás. No terceiro setor, atua como fundador e diretor executivo da A Vida no Cerrado (A VINC), associação civil sem fins lucrativos que visa contribuir para a conservação do Cerrado por meio da educação ambiental e engajamento público apartidário na formulação de políticas públicas.

SARA EMANUELLY

Estudante de Direito na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Pesquisadora e Ativista Socioambiental e Climática. É voluntária no Greenpeace Brasil e esteve na Coordenação e Gestão da LCOY Brasil (Conferência Local da Juventude sobre Mudanças Climáticas). Atualmente atua como Coordenadora do Grupo de Trabalho sobre Mudanças Climáticas (GT Clima) e da Delegação do Engajamundo para a COP30, além de fazer parte da equipe de Matriz Jurídica e Organismos Internacionais do Instituto Alana.

ANDERSON (GANGA) FIGUEIREDO DOS SANTOS

Um dos principais líderes no Norte do Pará em estratégias de adaptação climática. Conselheiro da Associação do Território Quilombola do Trombetas (ACORQAT) em Oriximiná. Seu trabalho concentra-se no desenvolvimento e implementação de estratégias de adaptação às mudanças climáticas para comunidades tradicionais na Amazônia, combinando conhecimentos ancestrais com novas abordagens para resiliência climática.