O Grupo de Pesquisas Humanidades Digitais é formado por pesquisadores interessados em explorar e interrogar a produção, a organização e a difusão da informação no meio digital.

O Grupo atua na Universidade de São Paulo desde 2009. Desde 2013, estamos abrigado junto à Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, e desde 2018, o Grupo atua como parte do NEHiLP – Núcleo de Apoio à Pesquisa em Etimologia e História da Língua Portuguesa

Desde 2017, conduzimos o projeto M.A.P. (Mulheres na América Portuguesa): Mapeamento de escritos de mulheres e sobre mulheres no espaço atlântico português a partir de métodos das Humanidades Digitais, que está prospectando arquivos brasileiros e portugueses, físicos e digitais, em busca de documentos escritos por mulheres na América Portuguesa, com vistas a formar um catálogo digital.

Em 2020, fundamos o LaViHD – Laboratório Virtual de Humanidades Digitais, que está trabalhando junto ao C4AI – Centro de Inteligência Artificial da USP na construção do Carolina – Corpus Aberto para Linguística e Inteligência Artificial.   Este site está em construção. Visite-nos em humanidadesdigitais.org.