
Dúvidas frequentes - Alunos
As inscrições para o processo seletivo de alunos são abertas duas vezes ao ano, normalmente a cada início de semestre. Vale ressaltar que as datas são divulgadas no edital em nossas redes sociais.
Não, mas estamos trabalhando nisso para os próximos anos.
Não. O Cursinho Hypatia é 100% gratuito.
Anualmente, o Cursinho tem a tradição de aplicar uma prova para seleção e ingresso dos alunos. Mas calma! Os conteúdos cobrados são os básicos do Ensino Médio. A prova é constituída por 60 questões, entre Química, Física e Matemática. Além disso, também cobra-se uma Redação.
Por se tratar de um curso pré-vestibular voltado a estudantes de baixa renda, foi desenvolvido como instrumento de avaliação o
questionário socioeconômico.
No próprio formulário de inscrição existe um espaço para anexar os documentos solicitados. Caso tenha algum problema, entre em contato conosco por e-mail e diga qual o problema, anexando os documentos também no e-mail.
Dúvidas frequentes - Professores
As inscrições para o processo seletivo de professores são abertas duas vezes ao ano, conforme necessidade da gestão, normalmente a cada início de semestre. Vale ressaltar que as datas e vagas disponíveis são divulgadas no edital em nossas redes sociais.
Não! Nosso time de professores é composto por estudantes da graduação e pós graduação, bem como por profissionais da área. Entretanto, priorizamos uma série de fatores na escolha do candidato, incluindo sua área e a matéria que deseja lecionar.
O candidato passará por uma banca avaliadora, devendo apresentar uma aula entre 10 a 15 minutos sobre um assunto relacionado a frente escolhida.
Dúvidas frequentes - Gestão
A gestão do Cursinho é organizada nos seguintes departamentos: Marketing, Financeiro, Pedagógico, Secretaria e Diretoria Geral.
As inscrições para o processo seletivo de membros, assim como o de professores, são abertas duas vezes ao ano, normalmente a cada início de semestre (conforme necessidade da gestão). Vale ressaltar que as datas e vagas disponíveis são divulgadas no edital em todas as nossas redes sociais.
Primeiramente, é necessário realizar sua inscrição e passar por uma entrevista. Caso seja aprovado, esperamos total comprometimento com os alunos e com o projeto em geral.
1. Marketing
O departamento de marketing é responsável pela elaboração de campanhas de comunicação adequadas visando a criação de abordagens que dialoguem com os alunos. É responsável pela comunicação, conteúdos, arte e gestão do site e mídias sociais.
2. Secretaria
A secretaria é responsável pela emissão de documentos, declarações, emissão de certificados, elaboração de atas em reuniões, atualização do cadastro de membros e de alunos aprovados no vestibular, controle de faltas e monitoramento de evasão de alunos, preparo e feedback em simulados. Responsável pelo processo seletivo de alunos e professores.
3. Pedagógico
O departamento pedagógico é responsável pelo acompanhamento com o corpo discente e alunos. Realizam o programa de tutoria onde visando monitorar a adaptação e o progresso dos alunos e auxílio em dúvidas relacionados ao vestibular. Organização de eventos com temas pertinentes. Controle e distribuição de materiais de apoio (livros teóricos e de exercícios).
4. Financeiro
O departamento financeiro é responsável pela gestão do dinheiro arrecadado pelo cursinho pelo controle de entrada e saída de caixa; compra de materiais de papelaria; impressão de simulados e prospecção de possíveis parcerias.
5. Diretoria
Responsável pela administração geral do cursinho. Orienta o plano de metas e monitora as atividades dos departamentos. Realiza reuniões periódicas com a gestão e professores e organiza o calendário. Também é responsável pela comunicação com as diretorias de outros cursinhos populares.
Basicamente, os membros administrativos precisam dedicar um tempo em sua rotina para três pilares: reunião geral, reunião de departamento e demandas da área.
Mas calma!
A frequência e duração da reunião departamental é combinada entre os próprios membros do departamento, conforme a necessidade deles e do fluxo de demandas.
Já a reunião geral é realizada bimestralmente e dura em torno de 1 hora.
Independente área de sua escolha, haverá alguma atividade para cumprir durante a semana (a depender da necessidade).