Aquecimento Global e Mudanças Climáticas: Certezas e Incertezas

O professor Tércio Ambrizzi irá abordar o sistema da Terra e do ambiente, que em sua forma mais ampla, é um conjunto de subsistemas altamente acoplados e interdependentes envolvendo atmosfera, biosfera, hidrosfera, criosfera, assim como a Terra sólida e a interação da atmosfera com os processos decorrentes da Física Solar.

Tradicionalmente esses processos eram estudados de forma disciplinar com apenas algumas condições de contorno definindo a interface com os demais subsistemas. No entanto, a partir do momento em que a ciência apontou para evoluções do clima terrestre na escala de décadas a centenas de anos, que podem afetar a humanidade e a sustentabilidade de seu ambiente, a necessidade de analisar o Planeta Terra como um todo foi impulsionada de uma forma sem precedentes.

Neste contexto, o principal objetivo desta palestra é fornecer uma visão geral da importância do aumento dos gases de efeito estufa na atmosfera e seu impacto no sistema terrestre global, destacando as certezas e incertezas científicas envolvidas.

Sobre Tércio Ambrizzi: Graduado em Física e Metereologia pela USP. Doutor em Meteorologia pela Universidade de Reading. É Diretor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo e Professor Titular do Departamento de Ciências Atmosféricas em Dedicação Integral no IAG/USP.

VOCÊ PODE GOSTAR ...