Archaeometric Studies of Ancient Metal Artifacts

Palestrante: Prof. Dr. Giovanni Ettore Gigante
(Professor Titular da Facoltà di Scienze MFN dell’Università Sapienza di Roma, Itália)
Local: Anfiteatro do Bloco Didático das Exatas / USP
Data: 17/06/2010 (Segunda-feira)
Horário: 17:00h
Informações: iearp@usp.br ou (16) 3602-0368

Nessa conferência serão detalhados estudos recentes utilizando métodos físicos, em particular fluorescência de raios X, de objetos metálicos do Vaticano tais como: a estátua de São Pedro pertencente à Basílica, o globo dourado no topo do Domo da Basílica de São Pedro e o monumento funerário do papa Sistus IV, realizado por Pollaiolo (Figura abaixo). A fluorescência de raios X é um fenômeno de aplicação abrangente nas áreas de física, química e ciências dos materiais com aplicações relativamente recentes em arte, área na qual pesquisadores italianos vêm contribuindo de maneira expressiva.

A palestra é gratuita e sem necessidade de inscrição.

Sobre Giovanni Ettore Gigante: Físico, professor titular da Facoltà di Scienze MFN dell’Università Sapienza di Roma, possui larga experiência didática na área de física aplicada e áreas interdisciplinares da física, em especial com as áreas biológicas. É responsável pela disciplina de “Física Sanitária” (Física Médica). As suas áreas de pesquisa são a Física Biomédica e Sanitária, a Física Nuclear Aplicada, Aquisição e processamento de imagens, a Arqueometria e a Conservação de Bens Culturais. Setor de pesquisa que tem devotado uma boa parte de sua carreira cientifica desenvolvendo técnicas nucleares e da física de radiações, especialmente espalhamento de raios-X com energias < 100 keV. Na física médica tem dado contribuições importantes no estudo dos efeitos dos campos eletromagnéticos de baixa freqüência. Também realiza pesquisas em tomografia e microtomografia. É autor de várias publicações em periódicos internacionais das áreas em que atua.

VOCÊ PODE GOSTAR ...