Avaliação educacional é forma de prestar contas à sociedade, diz especialista

Avaliar o ensino é forma de prestar contas à sociedade, diz especialista

Avaliações educacionais, como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), são fundamentais para obter dados que ajudem na criação de políticas públicas capazes de gerar melhorias no ensino brasileiro. Para discutir a importância dessas ferramentas, o USP Analisa abre sua temporada 2023 conversando com a presidente da Associação Brasileira de Avaliação Educacional, a ABAVE, Maria Helena Guimarães de Castro.

Maria Helena, que também estará à frente da Cátedra Instituto Ayrton Senna de Inovação em Avaliação Educacional, sediada no Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP, explica que sempre houve resistência por parte das instituições de ensino em aderir a essas ferramentas. Presidente do Inep entre os anos de 1995 e 2002, ela participou ativamente da implantação do Saeb, do Enem e do Provão, posteriormente substituído pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

A professora lembra alguns benefícios trazidos pelas avaliações às políticas públicas para a educação básica e o ensino superior. “A formação de políticas públicas foi beneficiada, no caso da Educação Básica, por uma política de combate à reprovação, mostrando que políticas de aceleração da aprendizagem eram muito importantes para que o aluno cursasse a série correspondente à sua idade. E no caso da educação superior, foi importante para mostrar aos estudantes que muitas vezes o currículo oferecido pela instituição não era tão levado a sério. Os alunos passaram a levar o currículo mais a sério para poder participar do Provão”.

Ela destaca ainda que tanto o Saeb quanto o Enem e o Provão foram importantes para criar uma cultura de avaliação no país, que não existia até então. “Essa cultura foi aos poucos se fortalecendo e serviu, inclusive, para mostrar aos estados e municípios que a avaliação era relevante para prestar contas à sociedade. O objetivo não era punir ninguém, era apenas para mostrar a importância da dimensão dessa prestação de contas, que a gente chama de accountability”.

O USP Analisa é quinzenal e leva ao ar nesta sexta, às 16h45, um pequeno trecho do podcast de mesmo nome, que pode ser acessado na íntegra nas plataformas de podcast Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Deezer e Amazon Music.

O programa é uma produção conjunta do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP e da Rádio USP Ribeirão Preto. Para saber mais novidades sobre o USP Analisa e outras atividades do IEA-RP, inscreva-se em nosso canal no Telegram.

VOCÊ PODE GOSTAR ...