Biodiversidade e vida selvagem em Portugal: perspectivas de pesquisa

O professor Carlos Manoel irá apresentar um panorama global sobre o estado da vida selvagem em Portugal e as linhas de pesquisa que estão sendo desenvolvidas na Unidade de Vida Selvagem do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro.

Na palestra será exposto como Portugal é, na Europa, repositório de uma fauna rica e diversa. O seu contexto mediterrânico e atlântico possibilita a comunhão de espécies com grandes diferenças ecológicas, comportamentais e em grau de conservação.

Segundo Manoel, enquanto algumas espécies como os mangustos (Herpestes ichneumon), se tornaram bastante comuns, chegando mesmo a ser controladas através da caça, outras, como o lince-ibérico (Lynx pardinus), encontram-se numa situação latente de pré-extinção, havendo hoje em dia numerosos esforços de conservação para tentar devolver esta espécie aos seus habitats históricos.

Associada a esta grande diversidade faunística está uma forte e dinâmica linha de pesquisa científica, fundamental para a implementação de programas de conservação e gestão mais sustentados e adequados à realidade do país.

O evento é uma realização do IEA, Polo Ribeirão Preto e do Departamento de Biologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP Ribeirão Preto.

Sobre Carlos Monel Fonseca: Licenciatura em Biologia pela Universidade de Coimbra, Mestrado em Ecologia pela Universidade de Coimbra, Doutorado em Biologia pela Universidade de Aveiro, atualmente é docente do Departamento de Biologia e Diretor do Mestrado em Ecologia Aplicada da Universidade de Aveiro.

VOCÊ PODE GOSTAR ...