Cátedra do IEA-RP promove atividades para municípios parceiros

A Cátedra Sérgio Henrique Ferreira promove a partir de outubro um ciclo de seminários e um curso voltados às secretarias municipais de educação de cidades parceiras. As atividades vão se estender até o mês de dezembro e integram projeto financiado pela B3 Social e desenvolvido em parceria com o movimento Profissão Docente.

A primeira é o Ciclo de Seminários “A BNC das Competências Gerais do Diretor Escolar”, que conta com o apoio da MindLab. Nele, nomes de destaque do cenário educacional vão abordar pontos dessa base nacional comum definida em um parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE) publicado em maio do ano passado. As atividades são exclusivamente on-line e voltadas a diretores e vice-diretores escolares, além de técnicos das secretarias municipais de Educação que atuem no campo da gestão escolar.

Os seminários serão semanais, sempre às quintas-feiras, das 17h às 18h30 e a programação começa no dia 6 de outubro. Entre os conferencistas estão o titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, Mozart Neves Ramos; a presidente do Conselho Nacional de Educação, Maria Helena Castro; o diretor do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da FGV, Henrique Paim; e a diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da FGV, Claudia Costin, além de outros importantes profissionais da área educacional.

Eles irão abordar temas como liderança transformacional, papel do diretor na qualidade do ensino e da aprendizagem, compromisso da gestão escolar com a Base Nacional Comum Curricular, construção de políticas públicas educacionais com base em evidências, profissionalização da gestão escolar, trabalho colaborativo e novas competências para viver em um cenário disruptivo. Clique aqui para acessar a programação completa.

Análise de dados e indicadores educacionais

A segunda atividade que a Cátedra vai oferecer aos municípios parceiros será um curso sobre análise de dados e indicadores educacionais, com o objetivo de formar técnicos das secretarias municipais para contribuir com a qualidade da gestão educacional com base em pesquisas e evidências.

O curso terá duração total de 20 horas divididas em dois meses e começa no dia 5 de outubro, a partir das 9h. Além de aulas e atividades práticas on-line ao vivo sempre nas manhãs de quarta-feira, os participantes terão acesso a um e-book e a um conjunto de vídeos sobre o tema. Eles também deverão produzir um diagnóstico para sua rede e um plano de ação sucinto a partir dele. A participação é gratuita e dá direito a certificado de conclusão.

A iniciativa é uma parceria da Cátedra com o Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), gestor do Portal QEdu. Clique aqui para saber mais informações sobre a programação do curso.

Secretarias municipais de Educação que não fazem parte da rede de colaboração da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, mas têm interesse em integrá-la e assim participar das atividades, devem entrar em contato pelo e-mail iearp@usp.br.

Saiba mais sobre a Cátedra

A Cátedra Sérgio Henrique Ferreira é uma iniciativa do IEA-RP financiada pelo Santander Universidades que mobiliza pesquisadores e instituições em torno da contribuição efetiva com políticas públicas em cidades de médio porte. Seu foco atual é a educação, integrando instituições e iniciativas locais para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem.

Para saber mais informações sobre as atividades da Cátedra, inscreva-se no canal no Telegram ou em nossa newsletter.

VOCÊ PODE GOSTAR ...