Cátedra Sérgio Henrique Ferreira retoma atividades presenciais

Cátedra Sérgio Henrique Ferreira retoma atividades presenciais

Nesta semana, a Cátedra Sérgio Henrique Ferreira começou a retomar suas atividades presenciais. Após quase 20 meses de intenso trabalho remoto, promovendo eventos, articulando parcerias e produzindo estudos, o titular da Cátedra, professor Mozart Neves Ramos, esteve em Ribeirão Preto para reuniões com o Conselho de Coordenação e com a Secretaria Municipal de Educação de Ribeirão Preto.

Na reunião com o Conselho de Coordenação, realizada em conjunto com a reunião do Conselho Consultivo do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto, Mozart fez um balanço dos quase dois anos de atividades da Cátedra e discutiu propostas de ações e parcerias para 2022. Estiveram presentes a superintendente da B3 Social, Elizabeth Jaskow Mac Nicol; as integrantes do Conselho de Coordenação Adriana Silva e Cláudia Passador; e os integrantes do Conselho Consultivo do IEA-RP Oswaldo Baffa Filho, Rudinei Toneto Junior, Fernando Queiroz Cunha, Nelson Rocha Augusto e Marcos Awad (que também integra o Conselho de Coordenação da Cátedra).

Segundo Mozart, a reunião com a Secretaria Municipal de Educação também foi bastante positiva e ajudou a alinhar algumas ações. Ele deve retornar a Ribeirão Preto em dezembro para um evento de encerramento das atividades da Cátedra no ano.

Sobre a Cátedra Sérgio Henrique Ferreira

A Cátedra Sérgio Henrique Ferreira é uma iniciativa do IEA-RP financiada pelo Santander Universidades com o objetivo de buscar formas efetivas de contribuição para políticas públicas de cidades de médio porte.

Com quatro anos de duração total, a Cátedra está focando sua atuação inicial na área educacional, integrando instituições e iniciativas locais para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem em Ribeirão Preto.

Sérgio Henrique Ferreira foi médico farmacologista e professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP. Suas pesquisas possibilitaram o desenvolvimento de agentes anti-hipertensivos a partir de um peptídeo extraído do veneno da jararaca, resultando no medicamento Captopril. Por essa pesquisa, recebeu um prêmio pela American Health Association, em 1983. Foi também membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

VOCÊ PODE GOSTAR ...