Conferência on-line aborda o papel de estados líquidos da matéria na organização de células vivas

Conferência on-line aborda o papel de estados líquidos da matéria na organização de células vivas

O Departamento de Física da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP promove no dia 26 de maio, a partir das 10h, a conferência on-line Forward and Reverse Engineering Liquid States of Matter in Living Cells.

A participação é gratuita e a inscrição deve ser feita neste link.

O evento tem como objetivo discutir o papel de transições de fase líquido-líquido no meio intracelular, em particular na organização do conteúdo de células vivas. O palestrante, o pesquisador do Howard Hughes Medical Institute e da Universidade de Princeton Clifford Brangwynne, e seu grupo têm estudado como a separação de fase líquido-líquido é responsável pela montagem de organelas intracelulares sem membranas e envolvendo RNA e condensados ricos em proteínas. O estado da arte sobre o tema e as possibilidades futuras também serão discutidos.

Clifford Brangwynne é graduado em Ciência dos Materiais pela Carnegie Mellon University e doutor em Física Aplicada pela Harvard University. Suas principais áreas de pesquisa são em automontagem biológica, particularmente no papel da separação de fases líquido-líquido no interior das células. Ele já recebeu diversos prêmios internacionais, entre eles o Searle Scholar Award, o Macarthur Fellowship, o Wiley Prize e o HFSP Nakasone Award. Atualmente é pesquisador no Howard Hughes Medical Institute.

O evento tem o apoio do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP.

Mais informações: seminarios-famb@usp.br.

Para receber notificações sobre eventos e atividades do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP, inscreva-se em nosso canal no Telegram: https://t.me/iearp

VOCÊ PODE GOSTAR ...