Conferência discute aulas remotas e cenário pós-pandemia nos ensinos básico e superior

Com a necessidade de um isolamento social em virtude da pandemia causada pelo novo coronavírus, da noite para o dia, milhões de estudantes brasileiros ficaram sem ir à escola ou ao campus universitário. Como consequência, as instituições de ensino, sejam públicas ou particulares, de nível básico ou superior, precisaram estruturar um currículo on-line e oferecer aulas remotas. Para discutir essa realidade atual, o Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto promoveu no dia 6 de maio, às 19h, a conferência digital “Aulas e calendário escolar em tempos de covid-19”.

Na conferência, que é parte das atividades da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, o secretário executivo da Educação do Estado de São Paulo, Haroldo Rocha, abordou a experiência da secretaria com as aulas virtuais, que começaram no dia 27 de abril, e como será o retorno às aulas presenciais, previsto para ter início em julho, de forma gradual.

Outra convidada do evento foi a ex-secretária de Educação do estado de São Paulo Maria Helena Castro, que atualmente integra o Conselho Nacional de Educação. Ela discutiu os desafios de alinhar os diferentes calendários e de contabilizar as atividades escolares na carga horária tanto para a educação básica quanto para o ensino superior. 

A conferência contou ainda com a participação do titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, professor Mozart Neves Ramos, que também é integrante do Conselho Nacional de Educação. O mediador da discussão foi o coordenador do IEA-RP Antônio José da Costa Filho.

Mais informações sobre o evento: iearp@usp.br.

VOCÊ PODE GOSTAR ...