Conferência discute identificações individuais e sociais

O Espaço de Eventos do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP recebe no dia 24 de abril, a partir das 15h, a conferência “Por que nos identificamos?”.

Sob uma perspectiva filosófica, o docente do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp Daniel Omar Perez vai abordar uma crítica à noção de identidade individual do sujeito por meio de elementos da filosofia moderna.

A partir dessa crítica, ele vai discutir a emergência de novas identificações individuais e sociais, bem como o estabelecimento da realidade e da ação política. A identidade pessoal, as relações amorosas e os projetos políticos serão os fenômenos acolhidos desde a lógica da identificação.

Daniel Omar Perez é professor de filosofia na Unicamp e atua em pesquisas sobre o sujeito e a linguagem a partir de Kant. Atualmente, desenvolve um projeto sobre a constituição do sujeito a partir das relações de identificação. O trabalho de pesquisa se concentra na questão de como nos constituímos a nós mesmos, tanto individual quanto coletivamente, como sujeitos. Tem pós-doutorado pela Bonn Universität e pela Michigan State University, além de mestrado e doutorado em filosofia pela Unicamp.

O evento é organizado pelo docente da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP Reinaldo Furlan e uma realização do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da FFCLRP-USP, com o apoio da Fapesp, do Instituto de Estudos Avançados da USP, Polo Ribeirão Preto e da Rádio USP Ribeirão Preto.

Mais informações: (16) 3315 0368 ou iearp@usp.br.

VOCÊ PODE GOSTAR ...