Conferências reúnem comunidade da USP Ribeirão Preto para discussão sobre saúde mental

Estabelecer uma estratégia de cuidados de saúde mental adequada também passa pelo exercício da cidadania e da democracia. Por isso, o campus Ribeirão Preto da USP quer ouvir toda a sua comunidade para conhecer as demandas e assim pensar em formas ativas de colaboração sobre o tema. Para isso, serão realizadas nos dias 24 de setembro e 4 e 5 de novembro as Conferências de Bem-Estar e Saúde Mental do Campus Ribeirão Preto da USP.

No dia 24/9, das 9h às 17h, será realizada uma pré-conferência com o tema “Estruturas no Campus e Práticas Político-Pedagógicas: Há Acolhimento da
Diversidade?”. Inicialmente, será apresentado o escopo da Conferência e, em seguida, os participantes poderão escolher um grupo temático para contribuir com suas sugestões e reflexões. Entre os temas que serão discutidos estão estruturas de apoio socioeconômico; estruturas de apoio à saúde mental; racismo estrutural; diversidade sexual; assédio; e estruturas e práticas pedagógicas e bem-estar. Ao final, as necessidades identificadas e as propostas dos grupos serão organizadas e sistematizadas para serem aprofundadas na Conferência que será promovida em novembro.

Nos dias 4 e 5 de novembro, a programação inclui a palestra “Bem-estar e Saúde Mental na Vida Universitária: Uma Utopia Possível?” na noite da sexta-feira (a partir das 19h), e, no sábado, a partir das 8h, o trabalho nos grupos temáticos com base nas propostas discutidas na conferência preparatória, com a possibilidade de apresentação de novas ideias. No final do dia, uma plenária vai discutir e aprovar as propostas que serão encaminhadas em um documento aos órgãos centrais do campus e da Universidade.

As conferências são uma iniciativa conjunta do Conselho Gestor do Campus Ribeirão Preto da USP, da Prefeitura do Campus e da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento, com apoio de todas as unidades da USP Ribeirão Preto.

Mais informações: iearp@usp.br

Grupo de trabalho

Para realizar um diagnóstico da situação vivenciada no campus Ribeirão Preto da USP, o Conselho Gestor criou o Grupo de Trabalho de Saúde Mental. A partir das discussões desse grupo, foi proposta a realização das Conferências de Bem-Estar e Saúde Mental, aprovada pelo Conselho Gestor. O objetivo dos eventos é promover uma escuta qualificada de todas as categorias da comunidade USP Ribeirão Preto, de forma a possibilitar um melhor conhecimento das demandas e necessidades da comunidade do campus, o que possibilita a adoção de políticas que sejam realmente adequadas e resolutivas.

VOCÊ PODE GOSTAR ...