Conferências reúnem comunidade da USP Ribeirão Preto para discussão sobre saúde mental

Conferências reúnem comunidade da USP Ribeirão Preto para discussão sobre saúde mental

Estabelecer uma estratégia de cuidados de saúde mental adequada também passa pelo exercício da cidadania e da democracia. Por isso, o campus Ribeirão Preto da USP quer ouvir toda a sua comunidade para conhecer as demandas e assim pensar em formas ativas de colaboração sobre o tema. Para isso, serão realizadas nos dias 24 de setembro e 4 e 5 de novembro as Conferências de Bem-Estar e Saúde Mental do Campus Ribeirão Preto da USP.

Os eventos serão realizados no Anfiteatro Dr. Ivo Torres da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da USP e em salas próximas, de acordo com a temática de cada grupo. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link. As vagas são limitadas. A participação é exclusiva aos integrantes da comunidade USP Ribeirão Preto. Haverá envio de certificado aos participantes.

No dia 24/9, das 9h às 17h, será realizada uma pré-conferência com o tema “Estruturas no Campus e Práticas Político-Pedagógicas: Há Acolhimento da
Diversidade?”. Inicialmente, será apresentado o escopo da Conferência e, em seguida, os participantes poderão escolher um grupo temático para contribuir com suas sugestões e reflexões. Entre os temas que serão discutidos estão estruturas de apoio socioeconômico; estruturas de apoio à saúde mental; racismo estrutural; diversidade sexual; assédio; e estruturas e práticas pedagógicas e bem-estar. Ao final, as necessidades identificadas e as propostas dos grupos serão organizadas e sistematizadas para serem aprofundadas na Conferência que será promovida em novembro.

Nos dias 4 e 5 de novembro, a programação inclui a palestra “Bem-estar e Saúde Mental na Vida Universitária: Uma Utopia Possível?” na noite da sexta-feira (a partir das 19h), e, no sábado, a partir das 8h, o trabalho nos grupos temáticos com base nas propostas discutidas na conferência preparatória, com a possibilidade de apresentação de novas ideias. No final do dia, uma plenária vai discutir e aprovar as propostas que serão encaminhadas em um documento aos órgãos centrais do campus e da Universidade.

As conferências são uma iniciativa conjunta do Conselho Gestor do Campus Ribeirão Preto da USP, da Prefeitura do Campus e da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento, com apoio de todas as unidades da USP Ribeirão Preto.

Mais informações: iearp@usp.br

Grupo de trabalho

Para realizar um diagnóstico da situação vivenciada no campus Ribeirão Preto da USP, o Conselho Gestor criou o Grupo de Trabalho de Saúde Mental. A partir das discussões desse grupo, foi proposta a realização das Conferências de Bem-Estar e Saúde Mental, aprovada pelo Conselho Gestor. O objetivo dos eventos é promover uma escuta qualificada de todas as categorias da comunidade USP Ribeirão Preto, de forma a possibilitar um melhor conhecimento das demandas e necessidades da comunidade do campus, o que possibilita a adoção de políticas que sejam realmente adequadas e resolutivas.

VOCÊ PODE GOSTAR ...