Criminologia é tema de novo grupo do IEA-RP

Ciência social interdisciplinar que estuda o crime, o ofensor, a vítima e as estratégias formais e informais de controle social, a Criminologia será tema do mais novo grupo de pesquisa do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP.

O Grupo de Pesquisa em Criminologia Experimental e Segurança Pública vai se dedicar ao estudo de experimentos, métodos e intervenções que permitam extrair evidências científicas sobre o que funciona nas estratégias de segurança pública, além de desenvolver novas abordagens teóricas e recomendações de ação estratégica no campo da segurança pública com base em evidências.

Para aprofundar o conhecimento sobre a temática e construir um repertório de experimentos possíveis de serem implementados, o grupo pretende lançar uma chamada pública para pesquisadores voluntários. Entre os resultados produzidos, espera-se lançar um livro didático de introdução à Criminologia Experimental, com fundamentos teóricos e repertório de experimentos. Também será realizada uma edição do Seminário Internacional de Criminologia, evento anual tradicionalmente promovido pela Organização Comunitária Santo Antônio Maria de Claret (OCSAMC) e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento e Intervenção Psicossocial (GEPDIP) da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP em parceria com o IEA-RP.

O grupo, cujos trabalhos têm duração prevista de 24 meses, terá como coordenador o professor da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP e do Programa de Integração da América Latina da Universidade de São Paulo (Prolam-USP), Eduardo Saad-Diniz, e, como vice-coordenadora, a professora sênior da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP Ruth Estêvão, que também coordena a equipe de docentes da USP que integra o Projeto SuCCESS: Strengthening Criminology teaching through Cooperation among European and South-american universities.

Para mais informações sobre o grupo, acesse: https://sites.usp.br/iearp/criminologia-experimental-e-seguranca-publica.

VOCÊ PODE GOSTAR ...