Da retórica à métrica em sustentabilidade

Palestrante: Prof. Dr. Jacques Marcovitch (
FEA / USP)
Local: Salão de Eventos do Centro de Informática de Ribeirão Preto – USP
Data: 21/10/2011 (Sexta-feira)
Horário: 16:00h
Informações: iearp@usp.br ou (16) 3602-0368

Há uma promissora tendência em trabalhos acadêmicos e nos estudos que apresentam a sustentabilidade como eixo temático. Vem acontecendo neste segmento do saber, e deveria acontecer com maior celeridade, uma bem-vinda transição da retórica para as métricas verificáveis de sustentabilidade.

A questão não se esgota no mero uso de cálculos para demonstrar situações de fato. Na administração de políticas em prol da sustentabilidade, sejam públicas ou privadas, é preciso lidar mais rigorosamente com as informações. Também no universo dos negócios aprofunda-se a noção de responsabilidade com uso de informações aos consumidores quando são anunciados produtos e mesmo quando divulgada a imagem de uma corporação.

Prevalece neste sentido uma grande resistência às lacunas informativas na transmissão de dados à sociedade: relevância e verificação; acessibilidade às informações; compreensão e clareza; comparabilidade e consistência são alguns dos princípios básicos esperados no uso de indicadores de sustentabilidade.

A palestra é gratuita e sem necessidade de inscrição.

Sobre Jacques Marcovitch: Professor da Universidade de São Paulo, dedica-se ao estudo do pioneirismo empresarial, estratégia e inovação com foco no crescimento econômico, na distribuição de renda e na sustentabilidade ambiental. Desde 2002, tem pesquisado as políticas de implantação da Convenção do Clima/ Protocolo de Kyoto com ênfase na redução dos gases de efeito estufa na atmosfera. Master of Management pela Vanderbilt University (EUA), Doutor em Administração pela FEA/USP e pós-doutorado no International Management Institute (Suíça). Foi Reitor da USP entre 1997 e 2001, Diretor do Instituto de Estudos Avançados (IEA) e da FEA/USP, Presidente das Empresas de Energia do Estado de São Paulo (CESP, CPFL, Eletropaulo e Comgás) e Secretário de Economia e Planejamento do Estado de São Paulo. Atualmente, além das atividades acadêmicas é Senior Adviser do World Economic Fórum, membro do Conselho Administrativo do Graduate Institute of International and Development Studies em Genebra, coordenador do Estudo Economia do Clima no Brasil e membro do Terrestrial Carbon Group. Recebeu vários reconhecimentos entre eles o l´Ordre Nationale de la Legion D´Honneur (França), o Prêmio Jabuti, a Grã-Cruz da Ordem de Rio Branco e a Grã Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico.

VOCÊ PODE GOSTAR ...