Gestores da educação precisam de dados para contornar consequências da pandemia

As desigualdades educacionais no Brasil estão sendo acentuadas pela pandemia de covid-19. Para lidar com elas e amenizar seus efeitos, os gestores terão que estar muito bem munidos de dados que permitam identificar e corrigir com eficácia essas distorções. Ferramentas que proporcionem essas informações, como o QEdu Gestão, fruto de uma parceria entre a Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP, e o Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) serão fundamentais nesse momento. É sobre isso que falam, na segunda parte da entrevista ao USP Analisa, o titular da Cátedra, Mozart Neves Ramos, e o diretor-fundador do Iede, Ernesto Martins Faria.

Para Ernesto, essa plataforma, que é uma extensão do QEdu, um dos principais portais de dados educacionais do País, permite um diagnóstico amplo dos municípios de porte médio, explicitando desigualdades não apenas de resultados, mas também de contextos.

“Não é a divulgação do dado pelo dado, mas do dado para orientar a ação. E aí precisa ser um universo amplo. A gente tem que olhar o contexto, a formação dos professores, indicadores de fluxo, indicadores de aprendizagem. Acho que o QEdu Gestão vem para cumprir esse papel de explicitar as desigualdades, de poder indicar referências de quem está indo bem naquele grupo de municípios ou escolas que ele está analisando e elencar prioridades, quais municípios merecem mais atenção, quais indicadores merecem maior atenção”, diz ele.

Mozart ressalta que essa iniciativa vem para acabar com “achismos” nas políticas públicas para a educação. “Infelizmente, há um volume de recursos que ainda é colocado em projetos educacionais sem a eficácia esperada. Isso acontece porque muitas vezes você não está se pautando com base em dados, em evidências. Se nós tivermos uma fonte segura, confiável, inspiradora, como são o QEdu Gestão e o QEdu, o gestor público vai poder apresentar e desenvolver projetos com base naquilo que é crucial, naquilo que mais dói do ponto de vista de resultados”.

O QEdu Gestão será lançado na próxima segunda, dia 31, em um evento on-line a partir das 10h. Saiba mais sobre o lançamento aqui.

A segunda parte da entrevista vai ao ar nesta quarta (26), a partir das 18h05, com reapresentação no domingo (30), às 11h30. O programa também pode ser ouvido pelas plataformas de áudio iTunes e Spotify

O USP Analisa é uma produção conjunta do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP e da Rádio USP Ribeirão Preto. Para saber mais novidades sobre o programa e outras atividades do IEA-RP, inscreva-se em nosso canal no Telegram.

VOCÊ PODE GOSTAR ...