Difusão científica na prática: projetos e possibilidades

O Instituto de Estudos Avançados da USP, Polo Ribeirão Preto (IEA-RP), realizará no dia 17 de abril, às 15h, a conferência “Difusão científica na prática: projetos e possibilidades”. A atividade ocorrerá no Salão de Eventos do Centro de Tecnologia da Informação da USP Ribeirão Preto (CeTI-RP).

Os palestrantes serão o docente do Instituto de Física da USP Mikiya Muramatsu e a coordenadora do Pint of Science no Brasil Natália Pasternak Taschner.

Abrindo a conferência, Muramatsu, vai abordar a evolução histórica, os desafios e as perspectivas da divulgação científica nos cenários nacional e internacional, utilizando como exemplo o projeto Arte e Ciência no Parque, desenvolvido pelo IF-USP em parques e escolas públicas.

Em seguida, Natália fará a apresentação “A ciência fora dos muros da Universidade”, debatendo a importância da divulgação científica de qualidade e também como levar a ciência para fora dos muros da universidade, conceito aplicado no Pint of Science, festival internacional que tem como objetivo promover debates científicos em ambientes descontraídos, como cafés, restaurantes e bares.
Mikiya Muramatsu: Concluiu o doutorado em Física pela Universidade de São Paulo em 1987. Atualmente é Professor Associado Sênior do Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Ministrou diversos cursos de extensão e cultura. Atua na área de Física, com ênfase em Metrologia utilizando técnicas ópticas,principalmente holografia interferométrica e speckle. Promove eventos de divulgação científica em escolas públicas e espaços não-formais.

Natália Pasternak Taschner: Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (2001) e doutorado em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade de São Paulo (2006). Concluiu dois pós doutorados no Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (2009 e 2013), na área de genética bacteriana. Participou de vários cursos de graduação e de pós-graduação como professora convidada e como professora responsável.

VOCÊ PODE GOSTAR ...