Dos raios X a bomba atômica (1895-1945), os 50 anos que mudaram o mundo

Palestrante: Prof. Dr. Roberto Cesareo (
Departamento de Matemática e Física, da Universidade de Sassari, Itália)
Local: Salão de Eventos do Centro de Informática de Ribeirão Preto – USP
Data: 18/06/2010 (Segunda-feira)
Horário: 14:00h
Informações: iearp@usp.br ou (16) 3602-0368

Conferência para o lançamento do livro: “Dos raios X a bomba atômica (1895-1945), Os 50 anos que mudaram o mundo”, de autoria do físico Roberto Cesareo, da professore ordinario” (titular), do Departamento de Matemática e Física, da Universidade de Sassari, Itália. Além do autor participarão do evento como debatedores: Sérgio Mascarenhas (revisor científico da versão em português da obra, Coordenador de Programa IEA Polo São Carlos e professor titular da USP), Vasco Teixeira (Pró-Reitor de Pesquisa da Universidade do Minho, Portugal), Álvaro Macedo da Silva (Chefe Geral do CNPDIA-Embrapa) e Telma Coimbra (tradutora do livro).

A palestra é gratuita e sem necessidade de inscrição.

Sobre Roberto Cesareo: Físico, professor titular do Departamento de Matemática e Física, da Universidade de Sassari, Itália, possui ampla experiência didática na área de física aplicada e áreas interdisciplinares da física em especial com as áreas biológicas. Na pesquisa notabilizou-se na área de fluorescência de raio-x e do uso de raio-x em imagens tomográficas, às quais deu importantes contribuições em vários campos inter e transdisciplinares. Na Física dos Solos também foi um pioneiro, tendo para desenvolvimento dessa importante técnica. Por mais de uma década, ocupou o cargo de co-diretor do International Center for Theoritical Physics, em Trieste (ICTP). E autor de várias pubicações emperiódicos internacionais das áreas em que atua .

VOCÊ PODE GOSTAR ...