Educação financeira é fundamental no atual cenário econômico

O contexto econômico brasileiro envolve atualmente cerca de 13 milhões de desempregados e registra o maior nível de endividamento das famílias desde abril de 2016. Por isso, aprender a controlar os gastos e poupar uma parte da renda para o futuro é fundamental. Para falar sobre a importância da educação financeira, o USP Analisa desta semana recebe a professora da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP Adriana Caldana.

Ela explica que, em geral, as pessoas de todos os níveis econômicos tentam fazer um planejamento de seus gastos de forma intuitiva, mas que esse não é um procedimento tão simples quanto parece. “Na verdade, a questão das finanças pessoais não é tão fácil assim porque ela envolve desejos, ela envolve às vezes desequilíbrios na família, desequilíbrios comportamentais. Além, obviamente, de um nível de renda e poder de compra também muito baixos, porque a gente passa já alguns anos em nosso país por uma certa crise financeira”.

Adriana, que tem formação na área de psicologia, lembra que o próprio mercado tem estratégias de sedução, com promoções como a Black Friday, capazes de influenciar negativamente o consumidor. “A pessoa que tem esse mega impulso de compra é muito parecida com aquela pessoa que não tem controle sobre o hábito alimentar, sobre o hábito de exercícios físicos, de consumo de álcool. A gente tem algumas carências não resolvidas, essas carências desembocam em comportamentos compulsivos e a compra acaba sendo um. Às vezes, a pessoa acha que está tudo sobre controle, que foi só aquele dia, mas se ela não puser na ponta do lápis, se ela não planilhar, se ela não organizar direitinho a vida dela, aquele ‘só hoje’ acaba se repetindo amanhã, semana que vem. Para uma família que vive com um orçamento apertado, no limite, pode fazer uma diferença brutal e gerar aquele endividamento em cascata que pode ser muito prejudicial para o próprio arranjo familiar, pois desestabiliza as relações na família”.

A entrevista vai ao ar nesta quarta (9), às 18h05, com reapresentação no domingo (13), às 11h30. O USP Analisa é uma produção conjunta do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP e da Rádio USP Ribeirão Preto.

VOCÊ PODE GOSTAR ...