Educação integral faz com que aluno se identifique com a escola

educação

O atual cenário da educação no Brasil preocupa por diversos fatores: metas de alfabetização não cumpridas, desempenho ruim em avaliações internacionais, diversos problemas no ensino público, entre outros. Para discutir possibilidades de reverter essa situação, o USP Analisa abre a temporada 2020 com um especial em dois programas entrevistando o titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP, Mozart Neves Ramos.

A Cátedra, que iniciou suas atividades em 2020, vai dedicar os dois primeiros anos para contribuir com políticas públicas educacionais em cidades de médio porte. O professor considera o objetivo um desafio, mas acredita que bons exemplos nacionais podem ser seguidos.

“Eu costumo dizer que o Brasil precisa aprender com o Brasil. O país já tem exemplos muito positivos no campo da educação e a gente precisa dar maior disseminação. O Ceará, por exemplo, tem alfabetizado suas crianças aos sete anos de idade. É um programa chamado Programa de Alfabetização na Idade Certa, que tem sido um grande exemplo para o país. A gente às vezes vai buscar soluções lá nos Estados Unidos, em Chicago, em Columbia, em Harvard. É muito bom olhar experiências de fora, mas o Brasil tem experiências muito boas”, afirma Ramos.

Ele chama a atenção, ainda, para o alto índice de evasão de alunos no Ensino Médio, uma média de 550 mil alunos por ano, ou seja, mais de um aluno por minuto. “O jovem quer uma escola que caiba na vida. Quando ele encontra, ele se identifica, se envolve com a escola. Tanto que a taxa de abandono em Pernambuco é de 1%, enquanto a média nacional no ensino média é da ordem de 13%. Por quê? Porque o aluno que está em uma escola prazerosa, com a qual ele se identifica, não a deixa. Pelo contrário: até fica além do tempo escolar. Quando a gente integra de forma intencional habilidades socioemocionais como pensamento crítico, criatividade, comunicação, abertura ao novo, resolução de problemas, isso promove um avanço de aprendizagem enorme. Mais do que isso: o jovem, quando tem uma educação integral, tem um impacto muito grande na sua vida futura, tanto pessoal como social”.

O primeiro programa vai ao ar nesta quarta (5), às 18h05, com reapresentação no domingo (9), às 11h30. O USP Analisa é uma produção conjunta do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP e da Rádio USP Ribeirão Preto.

VOCÊ PODE GOSTAR ...