Energia no estado de São Paulo e Sustentabilidade

Palestrante: Prof. Dr. José Goldemberg (
Instituto de Física / USP)
Local: Salão de Eventos do Centro de Informática de Ribeirão Preto – USP
Data: 24/10/2011 (Segunda-feira)
Horário: 16:00h
Informações: iearp@usp.br ou (16) 3602-0368

Energias renováveis representam no Estado de São Paulo cerca de 50% de toda a oferta bruta de energia, um dos índices mais elevados no mundo. A participação de produtos de cana de açúcar (álcool e eletricidade) tem um papel importante neste desempenho.

Serão discutidas as características do atual sistema de energia do Estado, sua sustentabilidade em termos ambientais, as perspectivas para o futuro e os problemas científicos e empresariais decorrentes desta expansão.

Sobre José Goldemberg: Doutor em Ciências Físicas pela Universidade de São Paulo da qual foi Reitor de 1986 a 1990. Foi Presidente da Companhia Energética de São Paulo (CESP); Presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência; Secretário de Ciência e Tecnologia; Secretário do Meio Ambiente da Presidência da República; Ministro da Educação do Governo Federal e Secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Foi Diretor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo; professor/pesquisador: da Universidade de Paris (França); Princeton (EUA); High Energy Physics Laboratory da Universidade de Stanford (EUA); Universidade de Toronto (Canadá) e ocupante da Cátedra Joaquim Nabuco da Universidade de Stanford (EUA). É Membro da Academia Brasileira de Ciências e Acadêmia de Ciências do Terceiro Mundo; Co-Presidente do Global Energy Assessment, sediado em Viena. Foi selecionado pela “Time Magazine” como um dos treze “Heroes of the Environment in the category of Leaders and Visionaries 2007”. Recebeu o prêmio “Blue Planet Prize 2008” concedido pela Asahi Glass Foundation.

VOCÊ PODE GOSTAR ...