Especialista destaca importância do isolamento social e de buscar informações confiáveis

Em meio à pandemia de COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus, a necessidade de isolamento social para conter o avanço do vírus suscita discussões. Além disso, a disseminação de fake news envolvendo a doença pelas redes sociais atrapalha a conscientização das pessoas sobre a importância de alguns cuidados. Para discutir esses e outros assuntos ligados à pandemia, o USP Analisa nesta semana exibe a segunda parte da entrevista com o infectologista e professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP Benedito Antônio Lopes da Fonseca.

Ele explica que, embora ampliar o acesso ao diagnóstico, como muitos especialistas defendem, seja importante, o isolamento social é a principal medida a ser adotada agora. “Nesse momento onde nós não temos uma vacina, nós não temos um medicamento contra esse vírus, o que a gente pode fazer é minimizar a transmissão dele. E uma maneira de minimizar a transmissão dele é minimizar o contato dessa pessoa infectada com outras pessoas que são suscetíveis. E nesse momento todo mundo é suscetível porque nunca foi infectado por esse vírus”.

Benedito também faz um alerta para quem utiliza as redes sociais como principal fonte de informação. “Eu acho que a primeira coisa é: adquirir essa informação de mídias confiáveis, mídias que realmente a gente tem visto aí há anos, rádios, TVs, emissoras que são confiáveis. Segundo, mais especificamente, acessar o site da Secretaria de Saúde, sites tanto do município quanto dos Estados, acessar o site do Ministério da Saúde onde as pessoas vão encontrar realmente as informações mais corretas possíveis. O que eu alerto é que as pessoas não se fiem muito naquilo que vem pela mídia social, pelas redes sociais.  A gente não pode ficar acreditando em qualquer coisa que apareça na rede social ultimamente”, diz ele.

A segunda parte da entrevista vai ao ar na Rádio USP nesta quarta (25), a partir das 18h05, com reapresentação no domingo (29), às 11h30. O programa também pode ser ouvido pelas plataformas de streaming iTunes e Spotify. O USP Analisa é uma produção conjunta do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP e da Rádio USP Ribeirão Preto.

VOCÊ PODE GOSTAR ...