Ferramenta permite agilizar tomada de decisões pelos gestores educacionais

A pandemia de covid-19 colocou a educação brasileira em uma situação crítica. Para sair dela, serão necessárias políticas públicas eficazes que precisam de dados específicos para serem elaboradas. Nesse momento, contar com uma ferramenta que permita ao gestor analisar profundamente essas informações e agir com rapidez é fundamental. Pensando nisso, a Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto, fez uma parceria com o Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) para desenvolver uma versão de uma plataforma já conhecida, o QEdu.

O lançamento dessa versão, chamada de QEdu Gestão, será realizado no dia 31 de maio, a partir das 10h, em um webinar transmitido pelo canal do IEA-RP no YouTube. O evento terá a presença do presidente da Undime, Luiz Miguel Garcia; do presidente do Consed, Vitor de Angelo; do secretário de Educação Básica do MEC, Mauro Luiz Rabelo; do diretor do IEA-USP, Ary Plonski; do diretor de políticas educacionais da Fundação Lemann, Daniel De Bonis; do professor do Insper, Ricardo Paes de Barros; da presidente do Conselho Nacional da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro; da secretária de educação de Mairiporã (SP) e presidente da Undime-SP, Márcia Bernardes; do titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, Mozart Neves Ramos; e do diretor-fundador do Iede, Ernesto Martins Faria.

Criado em 2012, o QEdu disponibiliza dados educacionais de forma simplificada tanto para a sociedade, que pode acompanhar a qualidade do ensino ofertado nas escolas, quanto para os gestores municipais, que conseguem assim entender o momento atual da educação em sua cidade e tomar as melhores decisões.

Agora, o QEdu ganha uma nova plataforma, o QEdu Gestão, com informações mais específicas, como aprendizado dos alunos, perfil docente, contexto escolar e infraestrutura, colhidos por avaliações nacionais, como o Saeb, ou mesmo por questionários aplicados localmente. Além de avaliar a própria rede de ensino, o gestor tem a possibilidade de visualizar informações de outras redes, que podem servir de inspiração a iniciativas positivas.

Além disso, a parceria com a Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, que produz análises focadas em cidades de médio porte, vai permitir não apenas o acesso aos dados das redes desses municípios como também deve abrir caminho para a cooperação entre eles e o compartilhamento de boas práticas.

A ferramenta vai proporcionar ainda a identificação de desigualdades dentro das próprias redes. Assim, os gestores poderão traçar estratégias para reverter esse quadro e melhorar os níveis de aprendizado, evitando até mesmo uma possível evasão escolar.

“O QEdu Gestão é uma plataforma que busca ajudar na promoção de mais equidade na educação. Combater as desigualdades educacionais demanda um bom diagnóstico, a identificação de localidades cujas boas práticas podem servir de inspiração e também de regiões prioritárias. Precisamos de um olhar cuidadoso para os grupos mais vulneráveis, como alunos de baixo nível socioeconômico ou de comunidades rurais, e o QEdu Gestão permite isso”, afirma o diretor-fundador do Iede, Ernesto Martins Faria.

Acesse a plataforma QEDU GESTÃO.

VOCÊ PODE GOSTAR ...