Formação do professor interfere na qualidade do ensino

ensino de qualidade

Ter um ensino de qualidade no Brasil, passa, principalmente, pela formação do professor. O USP Analisa exibe nesta semana o segundo programa especial sobre o cenário atual da educação no País, que vai discutir esse tema com o titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, Mozart Neves Ramos.

Ele explica que a formação do professor terá uma base nacional específica, elaborada a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “Quem forma o aluno é o professor, então o professor precisa estar preparado para colocar em prática a BNCC. Por essa razão, em 2019, o Conselho Nacional da Educação, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), universidades públicas e particulares e diversas instituições vinculadas à área de educação, estabeleceu um parecer e uma resolução da Base Nacional Comum para a Formação Inicial dos Professores, que está alinhada com a BNCC. A inicial foi homologada pelo Ministério da Educação, o que significa dizer que agora é uma política pública para todo o país. A implementação vai levar dois anos, tempo, portanto, que as universidades terão para se adaptar à BNC da Formação”.

A BNCC determina objetivos para a aprendizagem de crianças e adolescentes. Segundo Mozart, é a primeira vez que o país tem, de fato, uma base como essa, que foi formulada com a participação das redes de ensino, secretários e profissionais ligados à área da educação. Ela já começou a ser implementada em 2019 para os Ensinos Infantil e Fundamental.

“São os direitos de aprendizagem que todos os alunos devem ter e devem alcançar ao longo de toda a educação básica, desde a educação infantil até o ensino médio. Isso vai permitir, essa base comum, primeiro organizar o sistema curricular. Ao mesmo tempo, isso vai ajudar muito as universidades na questão da formação dos professores para cada uma das etapas da Educação Básica”, diz ele.

A entrevista vai ao ar nesta quarta (12), às 18h05, com reapresentação no domingo (16), às 11h30. O USP Analisa é uma produção conjunta do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP e da Rádio USP Ribeirão Preto.

VOCÊ PODE GOSTAR ...