II Workshop Toxicologia Forense

O comércio e o abuso de novas substâncias psicoativas de origem sintéticas têm aumentado em todo mundo, sendo geralmente anunciadas como alternativas seguras e legais a drogas proibidas ou de uso controlado.
Essa comercialização ocorre principalmente por meio da internet, utilizando nomes fictícios comobath salts (sais de banho) ou repelentes de insetos, e trazem na embalagem avisos do tipo “produto não destinado ao consumo humano”, visando burlar as leis e a regulamentação sanitária para a venda desse tipo de substância.
Esta nova classe de drogas de abuso é conhecida também como “legal highs”, substâncias lícitas que possuem a capacidade de produzir efeitos semelhantes aos de drogas ilegais, como a metanfetamina ou a cocaína.
O Workshop terá como objetivo apresentar e discutir as principais substâncias utilizadas comolegal highs, bem como debater o constante desenvolvimento tecnológico que tem possibilitado o surgimento de métodos cada vez mais sensíveis e robustos para a detecção das substâncias de interesse toxicológico.
O evento será coordenado pelo Prof. Bruno Spinosa de Martinis, docente do Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP Ribeirão Preto (DQ/FFCLRP-USP) e terá como palestrantes o Dr. José Luiz Costa (Superintendência da Polícia Técnico-Científica de São Paulo), que irá abordar as novas drogas psicoativas e o Dr. Fabricio Souza Pelição (Departamento Médico Legal do Espírito Santo) que realizará a palestra “Métodos analíticos para a investigação de drogas em amostras biológicas”.

 

O Workshop é uma realização da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses (SBCF) e conta com o apoio do Instituto de Estudos Avançados da USP, Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP) e Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP-USP).

Valores para inscrição:
Captionless Image


Vídeo:
Palestrantes
 
Dr. José Luiz Costa – Possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal de Alfenas (2001), mestrado em Toxicologia e Análises Toxicológicas pela Universidade de São Paulo (2004), doutorado em Química (Química Analítica) no Instituto de Química da Universidade de São Paulo (2008), pós-doutorado na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (2010) e no National Institute on Drug Abuse (NIDA-NIH, Baltimore, MD, EUA). É Perito Criminal do Núcleo de Toxicologia Forense, Superintendência da Polícia Técnico-Científica de São Paulo. Possui experiência nas áreas de toxicologia e química analítica instrumental, com ênfase em análises toxicológicas, atuando principalmente nos seguintes temas: toxicologia de emergência e forense, análise drogas de abuso, fármacos e praguicidas, técnicas de separação em fase gasosa (cromatografia gasosa) e em fase líquida (cromatografia líquida de alta eficiência e eletroforese capilar), espectrometria de massas aplicada às análises de interesse forense.
Dr. Fabricio Souza Pelição – Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1999). É mestre em Doenças Infecciosas pela Universidade Federal do Espírito Santo (2007) e doutor em toxicologia pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto – USP (2014). Atualmente é perito bioquímico toxicologista – Polícia Civil do Espírito Santo. Tem experiência na área de Toxicologia Forense e Análises Clínicas.

VOCÊ PODE GOSTAR ...