Modernidade e Subjetividade: Acordos e Dissonâncias

A USP Ribeirão Preto recebe no dia 13 de novembro, às 15h, o professor da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP Franklin Leopoldo e Silva, para a conferência Modernidade e Subjetividade: Acordos e Dissonâncias, no Espaço de Eventos do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP.

O objetivo será analisar a formação moderna de nossa subjetividade e sua problemática na situação contemporânea, marcada pela hegemonia do Eu e do indivíduo, ou comprometida com a funcionalidade e produtividade concomitante ao progresso técnico.

A relevância e o alcance dessa questão derivam de que ela diz respeito não apenas à certeza ou consistência de si, mas às possibilidades de uma experiência de alteridade, que repercute na esfera ética e política relativamente à representação e vivência da comunidade humana.

Franklin Leopoldo e Silva possui graduação, mestrado e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo. É professor aposentado do Departamento de Filosofia da FFLCH-USP e professor visitante da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: história, crítica, ética, existência e conhecimento.

Os organizadores são os professores da FFCLRP-USP Reinaldo Furlan e Sérgio César da Fonseca e o pesquisador de pós-doutorado da USP Felipe Ziotti Narita.

O evento é uma realização do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFLCRP), em parceria com o IEA-RP, com o apoio do Departamento de Psicologia da FFCLRP-USP e a Rádio USP Ribeirão Preto.

Mais informações: iearp@usp.br ou (16) 3315-0368.

Material complementar, clique aqui.

VOCÊ PODE GOSTAR ...