Mostra Ecofalante Universidades: USP e a Agenda ONU 2030

O Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP, a Superintendência de Gestão Ambiental da USP e o Escritório Regional do Programa Cidades do Pacto Global da ONU e a Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental realizam pela primeira vez na USP Ribeirão Preto a Mostra Ecofalante Universidades: USP e a Agenda ONU 2030.

O evento, que será nos dias 26 de setembro e 3 de outubro, tem como objetivo estimular, por meio da exibição de filmes e da realização de debates, a reflexão sobre temas da realidade brasileira e mundial ligados à Agenda 2030, um plano que indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ligados às dimensões econômica, social e ambiental e 169 metas para erradicar a pobreza e promover vida digna a todos. A Agenda foi definida pela Organização das Nações Unidas e adotada por seus 193 Estados-Membros.

No dia 26 de setembro, às 14h30, no auditório Ivo Torres da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP, será exibido o documentário Sociedade do Almoço Grátis. Ele aborda a renda básica incondicional, ideia que defende o pagamento de um valor mensal para todos os cidadãos, permitindo assim que cada um escolha em que trabalhar ou mesmo se gostaria de trabalhar. Após a exibição, o docente da FEA-RP Fábio Augusto Reis Gomes e a docente do Centro Universitário Moura Lacerda Maria Isabel Accoroni Theodoro promovem um debate sobre o tema.

Já no dia 3 de outubro, às 19h, no Teatro do Campus, é a vez do documentário longa metragem Krenak, que mostra aspectos da história do povo indígena Krenak desde 1808 até o desastre ambiental no Rio Doce, em 2015. Em seguida, haverá um debate sobre o filme com o docente da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP Ricardo Macedo Corrêa e Castro e a analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) Carla Natacha Marcolino Polaz.

Mais informações: iearp@usp.br ou (16) 3315 0368.

VOCÊ PODE GOSTAR ...