Novos desafios para a restauração e conservação do patrimônio arquitetônico

Dia 7 de janeiro, às 14h30, o Instituto de Estudos Avançados da USP, Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) receberá a palestra “Novos desafios para a restauração e conservação do patrimônio arquitetônico”.

O palestrante será o professor Claudio Varagnoli, da Universidade de Chieti-Pescara “Gabriele d’Annunzio”, Itália, e o local será o anfiteatro Prof. Dr. Ivo Torres, Bloco A da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP Ribeirão Preto (FEA-RP)

Serão abordados os estudos e a gestão dos bens culturais artísticos e históricos, destacando os instrumentos adequados para compreender a obra de arte, reconhecer e interpretar os sinais de degradação, avaliar as condições de risco e coordenar as intervenções de restauro, documentação e divulgação dos resultados.
Nesse sentido, o trabalho de restauração e as medidas de segurança devem ser realizados considerando a sua perspectiva futura e a possibilidade de oferecer às comunidades locais o inestimável valor de sua história e identidade cultural.
Claudio Varagnoli: Catedrático de “Restauro arquitetônico” na Universidade de Chieti-Pescara “Gabriele d’Annunzio”, Itália. Licenciado em Arquitetura pela Universidade “La Sapienza” de Roma e doutor em “Conservação dos bens arquitetônicos”. Publicou inúmeros estudos sobre a arquitetura do século XVIII e sobre a história da restauração, especialmente sobre a relação entre o projeto contemporâneo e a conservação do patrimônio histórico.

VOCÊ PODE GOSTAR ...