O Efeito Raman em nanoestruturas

O professor Trallero irá apresentar seus estudos utilizando o Efeito Raman ou “Espalhamento Raman”, fenômeno predito teoricamente pelo físico austríaco Adolf G. S. Smekal e demonstrado experimentalmente em 1928 pelo físico Chandrasekhara Venkata Raman.

O Efeito Raman é o fenômeno da dispersão de luz inelástica e de radiação ultravioleta verificada pelo método físico de determinação da estrutura molecular de um composto, denominado espetroscopia.

O estudo do efeito identificou que se um feixe de luz monocromática atravessar moléculas de uma substância transparente, parte da sua radiação será dispersa. Essa dispersão ou espalhamento pode ocorrer de dois modos, elástico, quando as moléculas permanecem estáticas após o choque, ou inelástico, quando acontece o movimento dos átomos da molécula.

O evento conta com o apoio do Departamento de Física da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP Ribeirão Preto (FFCLRP-USP).

Sobre Carlos Trallero Giner: Graduado em Física pela Universidade de Havana, Mestre em Ciências pela Universidade de Havana, Doutor em Física Teórica e Matemática pela Academia de Ciência da União Soviética, Pós-Doutorado em Ciências, Física e Matemática pela Academia de Ciência da União Soviética. É professor titular da Universidade de Havana e diretor do Centro Latino-Americano de Física.

VOCÊ PODE GOSTAR ...