Oficina aborda uso de jogos educacionais em estratégias de ensino e aprendizagem

Utilizar jogos educacionais em estratégias de ensino e aprendizagem tem sido uma metodologia bastante utilizada nos últimos anos e apresenta bons resultados, segundo educadores. Para discutir esse tema, o Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias (CRID), com apoio do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP, promove no dia 9 de setembro, a partir das 17h30, a oficina on-line Jogos educacionais e interdisciplinaridade: O Mistério do Sr. Gratus.

A oficina será focada no gamebook O Mistério do Sr. Gratus, desenvolvido pelo CRID, pelo IEA-RP e pela publicadora de livros digitais Storymax. A ferramenta permite trabalhar temas como ecologia e inflamação e tem sido usada para formação complementar docente em parceria com o Centro Educacional Paulo Freire, da Prefeitura de Ribeirão Preto. O conteúdo retrata a ação do homem como um processo inflamatório que desencadeia uma resposta sistêmica da biosfera.

Participam como palestrantes o diretor da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP) da USP, Hugo Tourinho Filho; a professora da Universidade Ca’Foscari de Veneza Luciana Oranges Cezarino; a co-fundadora da Storymax Samira Almeida; o professor do Centro Educacional Paulo Freire, Rafael Gil de Castro; e o gestor de Educação e Difusão do CRID, Flavio Pinheiro Martins.

Mais informações: crid@fmrp.usp.br.

Sobre O Mistério do Sr. Gratus

Lançado em 2018, O Mistério do Sr. Gratus é um livro digital interativo que permite escolher entre diversas possibilidades de caminhos para o personagem principal e assim construir diferentes desfechos para a história. Nele, o leitor atua como um leitor-jogador, ou seja, é o protagonista da história.

Ao todo, são 46 telas com conteúdo literário e dez possibilidades diferentes de ler e criar a história, além de um mapa em que o leitor pode ver o trajeto percorrido e quais opções ainda não acessou. Paralelamente, ele também pode consultar um glossário de 15 telas com informações sobre temas como cadeia alimentar, equilíbrio ecológico, inflamações e evolução pela seleção natural.

O Mistério do Sr. Gratus está disponível para download gratuito nas lojas de aplicativos Google Play  e App Store.

VOCÊ PODE GOSTAR ...