Origem e evolução dos buracos negros

Neste evento o professor João Steiner realizará uma revisão histórica e conceitual sobre a ideia de buracos negros, bem com sobre as evidências da existência desses objetos celestes no Universo.

buracos negrosOs buracos negros possuem enormes quantidades de massa comprimidas em um espaço reduzido, gerando assim um campo gravitacional capaz de atrair até a luz.  A maioria destes se forma a partir dos restos de uma grande estrela quando morre, sendo que buracos negros ainda maiores podem surgir de colisões estelares.

Steiner explicará que, com as últimas pesquisas, cresce a convicção de que os buracos negros tiveram e continuam tendo importante papel na formação e evolução das galáxias. A palestra também contemplará os resultados recentes sobre a descoberta de sistemas duplos e triplos de buracos negros no centro de determinadas galáxias.

Sobre João Evangelista Steiner: possui graduação em Física pelo Instituto de Física USP, mestrado em Astronomia pela Universidade de São Paulo e doutorado em Astronomia pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP. Atualmente é professor titular do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP.

Para receber as notícias dos eventos e atividades entre em nosso canal do Telegram: https://t.me/iearp

VOCÊ PODE GOSTAR ...