Os Desafios da Ciência no Brasil

No dia 21 de fevereiro, às 16h, o Prof. Luiz Davidovich, presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), realizará a conferência “Os Desafios da Ciência no Brasil“, no Espaço de Eventos do Instituto de Estudos Avançados da USP, Polo Ribeirão Preto (IEA-RP).

Davidovich abordará o histórico da ciência no país, a função das universidades e centros de pesquisa, e o papel da ABC na institucionalização da ciência brasileira.

A conferência destacará também os avanços proporcionados pelo desenvolvimento científico em diversos setores, como o aeronáutico, petrolífero, alimentício e de biotecnologia, ressaltando o retorno do investimento em ciência para o país.

O professor discorrerá ainda sobre a importância das mulheres na pesquisa científica, a necessidade de uma educação básica de qualidade para a formação dos futuros cientistas, e as projeções para o avanço da ciência no Brasil.

O evento é organizado pelo IEA-RP, com o apoio do Departamento de Física da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP Ribeirão Preto e da Rádio USP Ribeirão Preto.

Sobre Luiz Davidovich: Possui graduação em Fisica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1968) e doutorado em Física pela University of Rochester (1975). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Física, com ênfase em óptica quântica e informação quântica. É presidente da Academia Brasileira de Ciências, membro da Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento (TWAS) e da National Academy of Sciences (USA). Foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico em 2000, com o Prêmio TWAS de Física em 2001, e com o Prêmio Álvaro Alberto (CNpq) e a Medalha Tamandaré (Marinha do Brasil) em 2010. É Fellow da Optical Society of America e da American Physical Society.

Mais informações: (16) 3315-0368 ou jhenrique@usp.br

Local do evento: