Parceria entre UPVacina e Turma da Mônica destaca importância da vacinação

A Mauricio de Sousa Produções e a União Pró-Vacina, projeto ligado ao Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP, estão lançando uma iniciativa com a Turma da Mônica Baby para destacar a importância da vacinação. A ação, divulgada nos perfis da Turma da Mônica e da UPVacina no Instagram, apresenta sete motivos para manter o calendário vacinal atualizado na infância.

Segundo dados divulgados pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a taxa de vacinação infantil no Brasil vem sofrendo uma queda brusca: a taxa caiu de 93,1% para 71,49%. De acordo com a pesquisa, realizada em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), esse número coloca o Brasil entre os dez países com menor cobertura vacinal do mundo.

“No Brasil, enfrenta-se uma enorme queda nos índices de cobertura vacinal infantil nos últimos anos. A vacinação salva de dois milhões a três milhões de vidas por ano. Mas, para ser efetiva, é necessário que seja coletiva. Ações de comunicação que apresentam de forma correta e acessível a importância da vacinação e outras estratégias de saúde pública contribuem para uma consciência e responsabilidade coletiva. Com a Turma da Mônica Baby, acreditamos que essa mensagem chegará mais longe”, afirma Nathália Pereira da Silva Leite, divulgadora científica atuante na UPVacina.

A pesquisadora destaca que, graças às vacinas, desde 1989 o Brasil está livre da poliomielite, doença que leva a graves sequelas, não tem tratamento específico e pode causar a morte. No entanto, o vírus causador dessa doença ainda circula em outros países, tornando possível um retorno ao território brasileiro, caso a cobertura vacinal se mantenha em queda. Por isso, são tão importantes as ações de conscientização e informação.

Para ver as imagens dessa ação, acesse os perfis da Turma da Mônica e da UPVacina no Instagram.

Sobre a UPVacina

A União Pró-Vacina é uma iniciativa articulada pelo Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP em parceria com diversas instituições científicas e acadêmicas. Entre as ações realizadas estão produção de material informativo; intervenções em espaços públicos, eventos expositivos e combate às informações falsas.

Para receber notícias de eventos e ações do IEA-RP, assine nossa newsletter ou inscreva-se em nosso canal do Telegram.

Com informações da Máquina Cohn & Wolfe e JAL Comunicação

VOCÊ PODE GOSTAR ...