Grupo de Estudos Rede “Ciência, Arte, Educação e Sociedade: CienArtES

O Grupo de Estudos Rede “Ciência, Arte, Educação e Sociedade: CienArtES” tem como metas a realização de eventos, tais como simpósios (nacionais e internacionais), mesas-redondas, debates e eventos de divulgação científica que considerem, da maneira mais abrangente e democrática possível, os múltiplos saberes, os aspectos da Ciência, da Neurociência e Fisiologia Integrativas, associadas às Artes, à Filosofia, à História e a todos os aspectos da Educação

No caso particular da História das Neurociências, o homem fez a constatação ao longo de milênios de que é o cérebro e não o coração, ou forças sobrenaturais, o substrato material de mecanismos de plasticidade associado aos eventos sensoriais, motores, de aprendizado e memória ou eventos emocionais. Entretanto, apesar dos avanços tecnológicos e do acúmulo de informações sobre o cérebro, sabemos muito pouco sobre esse precioso órgão. Desse modo, o Grupo de Estudos CienArtES irá pesquisar e debater as diversas interfaces relacionadas ao cérebro, suas funções e disfunções, os conceitos de consciência, livre arbítrio, moralidade, comportamento social, agressão, violência, tomada de decisões, entre outros. Por outro lado, os estudos sobre o Cérebro (Básicos, Clínicos e Tecnológicos) não serão completos sem a sua integração com os estudos da Fisiologia dos múltiplos sistemas, Cárdio-Respiratório, Renal, Endócrino e Metabólico, Digestório, entre outros, que constituem o organismo.

OBJETIVOS

1. Promover um espaço plural, dentro do Campus da USP e nas Instituições associadas, e sobretudo fora do ambiente meramente acadêmico e científico de disciplinas específicas para congregar múltiplos saberes e pontos de vista diferentes. São essas disciplinas Neurociência Comportamental, Básica e Clínica, Neurociência Computacional, Fisiologia Integrativa, Filosofia e História da Ciência, Educação, Divulgação Científica, Integração entre Ciência, Arte, História e Filosofia, Fomento à Diversidade e Inclusão Étnica, Socio-Econômica e de Gênero na Ciência e na Educação;
2. Divulgação e Popularização da Ciência através da interação entre Ciência, História, Filosofia e Arte, bem como variadas formas de comunicação, tais como vídeos, animações e podcasts;
3. Incentivar Professores das Instituições Públicas de Ensino Universitário a participarem/coordenarem projetos de extensão;
4. Propor para Professores de Ensino Fundamental e Médio, Projetos conjuntos entre os Laboratórios de Ciências das Escolas acima mencionadas e os Laboratórios das Universidades envolvidas, de maneira a aumentar a visibilização e desmistificação da Ciência.

JUSTIFICATIVA

Entendemos que “conflitos” e “convergências” devem coexistir e ser vistos como partes fundamentais de nossa visão plural de Universo, de nossa identidade como humanos, de nossa visão de planeta/biosfera (biodiverso[a]/megadiverso[a]) habitado não apenas por humanos. A noção de casa global é fundamental para entender essas inter relações na Biosfera. As abordagens multivariadas e multidisciplinares da Ciência em Geral, da Fisiologia e das Neurociências em particular, são fundamentais nessa empreitada.
Nesse contexto, os objetivos da Rede CienArtES permitem a criação de espaços abertos, plurais, convergentes e integrados. De maneira a popularizar e divulgar a Ciência, pretendemos fomentar a Cidadania, criando espaços fora dos muros da Universidade, em comunidades carentes, em Praças, em Escolas de Ensino Fundamental, Médio e Técnico, Públicas e Privadas.

COORDENAÇÃO

Prof. Norberto Garcia-Cairasco (FMRP)

EQUIPE

Jovem Pesquisadora da FAPESP: Alexandra Cunha.
Pós-Doutor: Rui Patricio Milton Jr da Silva.
Doutorandos: Willian Lazarini Lopes, Suélen Alves, Guilherme Podoslky.
Mestrandos: Samuel Grisote, Adriele Raminelli, Jordan Fares Sampar.
Iniciação Científica: Gabriel Servilha Menezes, Ana Julia Dall´Acqua.
Pré-Iniciação Científica: Jonathan Batista Ferreira.

RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES

Relatório de Atividades 2019

PUBLICAÇÕES

Perspectivas de atuação no caos. Textos e contextos.
Organizadores: Fabiana Maris Versuti, Rafael Lima Dalle Mulle, Deise Aparecida Peralta, Harryson Júnio Lessa Gonçalves. Editora Fi.
Link do Livro.
Norberto Garcia-Cairasco. Capítulo 8. Rede Ciência, Arte, Educação e Sociedade: Construindo Cidadania além dos Muros da Universidade. Páginas 183-213.

ENTREVISTAS

Entrevista para o programa Agora em Pauta (09/02/2021), do Grupo Thathi de Comunicação

Playlist dos eventos realizados pela Rede

ATIVIDADES