Qualidade do diretor escolar traz impacto na aprendizagem

Em um mundo disruptivo, marcado pelo surgimento de problemas cada vez mais complexos, as escolas devem estar preparadas para formar alunos capazes de lidar com esses desafios. Além do professor, outra figura é fundamental nesse processo: o diretor escolar. Por isso, o Conselho Nacional de Educação aprovou uma matriz de competências que esse profissional deve ter para gerir a escola. Para falar sobre essa matriz e o papel do diretor, o USP Analisa desta semana conversa com o integrante do CNE e titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP, Mozart Neves Ramos.

Ele explica que o diretor hoje precisa ter competências que vão além da formação pedagógica, suficiente para a função há pouco mais de dez anos. “Um diretor deve ter competências capazes de dialogar com as questões pedagógicas, contábeis, financeiras, com a gestão de pessoas, com as novas tecnologias e comunicação. É um desafio enorme hoje gerir uma escola, principalmente uma escola pública. Só a título de exemplo: um gestor escolar eficaz promove 12 pontos a mais, em média, no SAEB, que é o Sistema de Avaliação da Educação Básica, tanto em língua portuguesa como em matemática. Ter um líder eficaz traz impacto à própria aprendizagem. Depois do professor, a qualidade do diretor é o fator mais importante na educação”, diz Mozart.

O professor afirma que a matriz de competências do diretor escolar foi formulada pelo CNE por meio do diálogo com diversos atores educacionais, como o próprio Ministério da Educação, o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), conselhos estaduais e municipais de educação, a Federação Nacional das Escolas Particulares, as universidades e o terceiro setor. As discussões duraram mais de cinco meses e, segundo ele, geraram um documento mandatório, ou seja, que deve ser comum a todas as redes e sistemas de ensino.

“Nós conseguimos estabelecer dez competências gerais que todos os diretores devem desenvolver; um conjunto de 17 competências específicas, ancoradas em quatro grandes dimensões; e 95 atribuições, essas sim, flexíveis, e que podem ser naturalmente usadas como inspiração e recomendação, mas não mandatórias, para as redes e sistemas de ensino”, conta.

Mozart também foi um dos palestrantes no curso Políticas Públicas e a Qualidade da Educação, promovido pela Cátedra. Para assistir ao vídeo da aula, que também abordou as competências do diretor escolar, acesse o canal do IEA-RP no YouTube.

A entrevista vai ao ar nesta quarta (3), a partir das 18h05, com reapresentação no domingo (7), às 11h30. O programa também pode ser ouvido pelas plataformas de áudio iTunes e Spotify

O USP Analisa é uma produção conjunta do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP e da Rádio USP Ribeirão Preto. Para saber mais novidades sobre o programa e outras atividades do IEA-RP, inscreva-se em nosso canal no Telegram.

VOCÊ PODE GOSTAR ...