Queimadas na Amazônia e seus efeitos no ecossistema e na saúde da população

Palestrante: Prof. Dr. Paulo Artaxo Netto (
Instituto de Física / USP)
Local: Salão de Eventos do Centro de Informática de Ribeirão Preto – USP
Data: 26/08/2011 (Sexta-feira)
Horário: 14:00h
Informações: iearp@usp.br ou (16) 3602-0368

As emissões de gases e partículas em queimadas na Amazônia (e também no Estado de São Paulo) tem forte impacto sobre o funcionamento do ecossistema e sobre a saúde da população. As partículas de aerossóis emitidas aumentam as taxas de mortalidade de modo significativo sobre largas regiões da Amazônia e do cerrado brasileiro. As emissões também alteram o balanço radiativo atmosférico e os mecanismos de formação e desenvolvimento de nuvens. O ozônio produzido a partir de emissões de compostos de nitrogênio e hidrocarbonetos afeta a produtividade agrícola e também tem efeitos na saúde da população. Fenômenos similares ocorrem em queimadas de cana de açúcar no estado de São Paulo.

A palestra é gratuita e sem necessidade de inscrição.

Sobre Paulo Artaxo Netto: Formado em Física pela Universidade de São Paulo, com mestrado, doutorado e livre docência pela mesma instituição. Trabalhou na NASA (Estados Unidos), Universidade de Antuérpia (Bélgica), Lund (Suécia) e Universidade de Harvard (Estados Unidos). Atualmente é professor titular e chefe do Departamento de Física Aplicada do Instituto de Física da USP. Trabalha com física aplicada a problemas ambientais, atuando principalmente nas questões de mudanças climáticas globais, meio ambiente na Amazônia, física de aerossóis atmosféricos, poluição do ar urbana e outros temas. Coordena o Laboratório de Física Atmosférica da USP. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências, e da academia de ciências dos países em desenvolvimento (TWAS).

VOCÊ PODE GOSTAR ...